Alerta

Federação Brasileira dos Bancos alerta para golpe da troca do cartão

Publicado em segunda-feira, fevereiro 11, 2019 ·

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) emitiu um comunicado nesta segunda-feira (11) alertando para o golpe da troca do cartão, que já tem causado dor de cabeça aos foliões nos bloquinhos do pré-carnaval deste ano. A recomendação é redobrar a atenção na hora de realizar compras de vendedores e ambulantes nos blocos de rua e cancelar o cartão imediatamente, caso perceba alguma fraude.

Segundo a entidade, o golpe acontece no momento em que o cliente vai digitar a senha do cartão na maquininha. O vendedor ou o ambulante mal-intencionado se aproveita de um momento de distração do comprador, ou usa algum truque e desvia sua atenção, para que a pessoa insira, por engano, a senha no campo destinado ao valor da compra, permitindo que o bandido tenha acesso a essa informação. Em seguida, trocam o cartão por um similar. A troca só é percebida muito tempo depois, em uma nova tentativa de usar o plástico.

Para Adriano Volpini, diretor da comissão de Prevenção a Fraudes da Febraban, é importante sempre observar se o valor da compra está correto na máquina.

“Fique sempre atento ao seu cartão e confira a devolução. Veja se os números da sua senha estão aparecendo na tela quando você a digita. Isso não pode acontecer. Lembre-se de que o campo de senha mostra apenas asteriscos”, aponta.

Outro golpe comum nesta época do ano é o da dupla operação ou do valor errado. Nele, o bandido finge que o cartão não passou na maquininha e alega um problema qualquer do aparelho. Em seguida, ele pega outro equipamento e cobra novamente o valor. O prejuízo só é percebido quando a vítima olha o extrato do banco.

Em situações como essa, a orientação é sempre pedir e conferir o recibo para ter certeza que a cobrança não foi realizada.

Confira as dicas da Febraban para evitar os golpes:

– Nunca empreste ou entregue seu cartão a ninguém e nunca o perca de vista. Pode haver a troca sem que você perceba.

– Nunca guarde a senha com o cartão. Isso reduz o risco em casos de perda ou roubo.

– Em caso de roubo, perda ou extravio do cartão, ligue imediatamente para a central de atendimento de seu banco e solicite o cancelamento do cartão. Em caso de roubo, registre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.

– Tome cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que possam levar a perder de vista, temporariamente, seu cartão magnético. Se isso ocorrer, verifique se o que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, ligue imediatamente para o banco e solicite o cancelamento do mesmo.

– Ao efetuar pagamentos com cartão, tome cuidado para que ninguém observe a digitação de sua senha.

– Solicite sempre a via do comprovante de venda e confira o valor impresso da compra.

– Cadastre-se para receber avisos por SMS ou e-mail a cada transação realizada com seu cartão, aumentando, assim, a chance de identificar uma transação fraudulenta.

– Nenhum banco envia alguém até sua residência para retirar um cartão de débito ou crédito.

– Quando for destruir um cartão, corte o chip ao meio. Mesmo com o plástico cortado, é possível fazer transações se o chip estiver intacto.

Extra

 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS









ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627