Experiência de Quase Morte será abordada em palestra nesta terça no Hospital Unimed JP

Publicado em segunda-feira, agosto 29, 2011 ·

unimed1A Associação Médico-Espírita da Paraíba (AME-PB) promoverá nesta terça-feira (30), no auditório do Hospital Unimed João Pessoa, às 19h30, uma palestra sobre Experiência de Quase Morte (EQM). A apresentação faz parte da programação científico-cultural da entidade.

A Experiência de Quase Morte (EQM) é definida como um conjunto de sensações relatadas por pessoas que passam por situação de morte iminente, a exemplo de flutuar por cima do corpo, profundo sentimento de paz interior e percepção de viajar através de um túnel intensamente iluminado.

A palestra é aberta ao público em geral e não precisa se inscrever para participar. Basta comparecer ao local do evento. O ministrante será o neurologista Marco Smith, médico cooperado da Unimed João Pessoa.

RELATOS COMUNS

Estudos realizados por pesquisadores eslovenos concluíram que as EQMs são bastante comuns. Cerca de 20% dos sobreviventes de ataques cardíacos relataram eventos como se mover em direção a uma luz brilhante, sentimentos de paz e alegria ou profundas experiências espirituais.

Segundo o estudo, esse grupo de pacientes também apresenta níveis elevados de dióxido de carbono em seu sangue em comparação com pacientes que não tiveram uma EQM. Esta condição causa anóxia, ou privação de oxigênio no cérebro, o que provoca euforia, visões de túneis de luz, alucinações e outros sintomas típicos da EQM.

Por outro lado, uma pesquisa que está estudando a EQM e outras experiências fora do corpo, com a finalidade de aprender mais sobre a consciência e a relação entre a mente e o cérebro, descobriu, em 2009, que pelo menos de 10% a 20% das pessoas que foram trazidos de volta à vida dizem que estavam conscientes. Uma parte delas relata que foi capaz de ver os médicos e enfermeiros trabalhando como se os estivessem olhando de cima.

Assessoria de Imprensa para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627