QUEBRANDO TABUS

Estudante de Jogos Digitais cria game sobre educação sexual

Publicado em sexta-feira, agosto 30, 2019 ·

A educação sexual é de grande importância para disseminar entre crianças, adolescentes e jovens o conhecimento sobre temas como sexo, gravidez, doenças sexualmente transmissíveis, etc. Porém, muitos pais ainda mantêm tabus em torno do assunto, o que pode ser altamente prejudicial para a vida de seus filhos. Pensando nisso, a desenvolvedora de jogos Flávia Albert, formada em Jogos Digitais pela Unifacisa, criou o Chega+, um game de perguntas e respostas sobre educação sexual.

Segundo Flávia, que apresentou o projeto como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o objetivo é facilitar o aprendizado e afastar os preconceitos e medos que rodeiam a discussão.

“O principal intuito do jogo é lutar contra o tabu que existe sobre a educação sexual, deixando as pessoas mais confortáveis ao falar sobre isso. O Chega+ é feito para se jogar em grupos, pensando nos pais de filhos adolescentes que estão começando a se descobrir e precisam ter essa conversa, mas não sabem como”, explica Flávia. Segundo a desenvolvedora, o projeto também visa combater preconceitos que existem em torno da educação sexual.

“O progresso no jogo se dá pela pontuação de cada resposta individual, podendo haver resultados com pontuação negativa. Foi essencial para mim que, durante a fase de pesquisa para o jogo, as informações passadas fossem completamente imparciais e baseadas em fatos e dados atuais. Uma das mecânicas do game é que respostas com informações preconceituosas e possivelmente danosas tem pontuação negativa bem maior do que respostas apenas erradas”, afirma Flávia.

A desenvolvedora também ressalta o curso de Jogos Digitais da Unifacisa e seus professores, que apoiaram a criação do game e, segundo Flávia, sempre estimulam projetos como o Chega+.

“Os professores gostam de projetos que trazem uma diferenciação e inclusão no mundo dos jogos. É sempre um desafio tratar de um assunto que muitos consideram um tabu, independentemente do tema. Se o curso não tivesse me dado esse incentivo durante minha formação, provavelmente eu não me sentiria confortável em projetar esse jogo da maneira que fiz”, completa.

Coordenador do curso de Jogos Digitais da Unifacisa, Rodrigo Motta destaca que o Chega+ foi pré-selecionado para a edição de 2019 do Festival de Jogos do SBGames, o maior evento de desenvolvimento de jogos do Brasil. Além disso, Rodrigo elogia o tema escolhido e também à estruturação e funcionalidade do game, que ainda está em fase de protótipo e deverá ser disponibilizado em breve para download.

“O surgimento de projetos como o Chega+ é importante não somente para o curso de Jogos Digitais da Unifacisa mas também para o cenário de desenvolvimento de games em todo o Brasil. Não é à toa que o jogo já está presente na seleção oficial de 2019 do Festival de Jogos do SBGames.

O Chega+ toca em um tema extremamente relevante para todos, pois todos passamos pelo período de descoberta da sexualidade e tudo que está relacionado a ela. No ponto de vista técnico, o jogo tem um volume de conteúdo impressionante e um excelente trabalho visual e iconográfico”, diz Rodrigo.

MaisPB

 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS














INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627