Estado adotará regime de contenção; Ricardo e secretários estudam onde ocorrerão cortes

Publicado em terça-feira, Janeiro 24, 2012 ·

O Governo do Estado colocará em curso severo corte de despesas, mas sem comprometer os investimentos programados para 2012.

charge_democratizaçãoEstas são as primeiras informações que vazaram da reunião comandada neste momento pelo governador Ricardo Coutinho junto com secretários e gestores da administração indireta.

Entre os motivos ventilados para o regime de contenção que deve ser adotado no Estado figura até a crise econômica européia.

Segundo a secretária Aracilba Rocha (Finanças), a recessão na Europa provocou encolhimento do Fundo de Participação do Estado em janeiro. E o FPE ainda responde por até 45% das receitas paraibanas.

‘Em razão da crise da Europa – que atinge especialmente o nosso FPE – precisamos rever a nossa questão de custeio’, declarou a secretária.

Apesar da ordem de cortes, o governo não fala ainda de engavetamento de ações previstas no PPA (Plano Pluri Anual) e na LOA (Lei Orçamentária Anual).

“A revisão do custeio não deve afetar os investimentos de 2012. Ainda iremos avaliar onde ocorrerão estes cortes para transformar custeio em investimento”, disse a secretária.

Irritação e debate político
O governador Ricardo Coutinho ainda não se pronunciou sobre os rumos da reunião. Ao chegar ao auditório da Escola de Serviço Público do Estado, em Mangabeira, ele se recusou a falar com a imprensa – convocada pela Secretaria de Comunicação.

“Não quero falar, me respeitem!”, pediu irritado.

As especulações são de que o governador queria se desviar dos prováveis questionamentos em torno dos lançamentos de dois pré-candidatos de sua base aliada – os secretários Nonato Bandeira (Comunicação do Estado) e Estelizabel Bezerra (Planejamento de João Pessoa).

O debate político não está em pauta na reunião. “Estamos tratando aqui de assuntos administrativos”, garantiu a secretária de Finanças.

politicapb

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627