Esquadrilha da fumaça faz show de acrobacias na cidade de Joca Claudino(PB)

Publicado em sexta-feira, novembro 4, 2011 ·

Os céus de Joca Claudino (PB) ficaram rabiscados de fumaça, na quinta feira (03), após o show de acrobacia dos aviões da Força Aérea Brasileira

20110612111806_02A apresentação que teve início por volta das 16h: 00 com duração de 45 mim, mais de 52 manobras, verticais e horizontais contou com o apoio do Grupo Claudino e da prefeitura daquele município.


Um bom público de toda região compareceu para prestigiar o evento.


A Esquadrilha da Fumaça – que tem como nome oficial Esquadrão de Demonstração Aérea estava formada por sete aviões modelo Tucano T-27, fabricados pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).


O evento contou com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil para garantir total segurança para os que lá estavam vendo aquele lindo e grandioso espetáculo.


Toda a apresentação contou com o comentário e o comando do Capitão Boery, que à medida que ia acontecendo as evoluções, ele através de um som potente passava tudo de primeira, o que realmente estava acontecendo, inclusive, dizendo que tipo manobra estávamos vivenciando naquele momento.
É muito bem organizado e é sem soma de dúvidas um verdadeiro espetáculo para encher os olhos de todos e qualquer um que estava presente nesta quinta dia 03 de Novembro de 2011, na cidade de Joca Claudino, no Alto Sertão da Paraíba.


História da Esquadrilha da Fumaça


Esquadrilha da Fumaça é o nome popular do “Esquadrão de Demonstração Aérea – EDA”, um grupo de pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira que fazem demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo. Sua finalidade de acordo com a EDA é aproximar os meios aeronáuticos civis e militares, contribuir para a maior integração entre a Aeronáutica e as demais Forças Armadas e marcar a presença da FAB em eventos no Brasil e no exterior.

A primeira apresentação pública

14 de maio de 1954. A Esquadrilha da Fumaça, ainda conhecida como cambalhoteiros, sem insígnia e fumaça, fez sua primeira aparição pública na cidade de Mogi-Mirim/SP, com T-6.


Esta é a data que o Esquadrão oficialmente comemora o seu aniversário.


Somente 2 anos depois da primeira demonstração pública, a FAB deu crédito merecido ao grande potencial da Esquadrilha, devido a uma apresentação memorável feita em São Paulo, capital.

Unidade Oficial de Demonstração Aérea

1963. A Esquadrilha, depois de conquistado o prestígio do público por suas manobras, foi nomeada Unidade Oficial de Demonstrações Acrobáticas da Força Aérea Brasileira, sendo a única no mundo a utilizar, até 1969, aviões convenciais.

Também nesta época o Cel. Braga liderou a equipe, permanecendo a partir daí, durante 17 anos, componente ativo na Esquadrilha.

Algumas Manobras

Manobra Panqueca.
Aeronaves em Formação.

Split

Cruzamento Duplo

Panqueca

Looping em leque

Coração

Break

Looping com desfolhado

Looping coincidente com cruzamento lento

Split

Bomba

Bolota

Espelhão

Barril com 6 aeronaves com meio looping

DNA com duas voltas

Snap Roll

Grossura

Bolota invertida (Maxima performace em vôo invertido)

Tonneau simultâneo reverso

Oito cubano

Estol de badalo







Uiraúnanet
Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627