Especialistas debatem políticas para garantir direitos das mulheres nas prisões

Publicado em sábado, junho 2, 2012 ·

 

O Ministério da Justiça realizou, na quinta-feira (31) e na sexta-feira (1), por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o 1º Encontro de Planejamento – Projeto Mulheres. O objetivo é mapear as principais demandas estaduais, identificar boas práticas e consolidar propostas para o aperfeiçoamento de ações e políticas públicas relacionadas ao encarceramento feminino.

Programa Começar de Novo é um dos principais projetos do Brasil para reintegração de ex-detentos

O evento vai gerar uma agenda de trabalho concreta para o fortalecimento institucional, com o estreitamento de laços entre a União, estados e Distrito Federal para garantir os direitos das mulheres nas prisões.
Participam dos encontros representantes das Unidades Federativas, membros da Comissão Especial do Depen e membros do Grupo de Trabalho Interministerial para Reorganização e Reformulação do Sistema Prisional Feminino.
Atualmente cerca de 33 mil mulheres estão encarceradas no Brasil. Este número representa, aproximadamente, 7% do total da população penitenciária brasileira. Ainda que seja minoria, essa população cresceu, de 2009 para 2011, 33,72%, enquanto a masculina aumentou 15,37% no mesmo período.

Prioridade
O Programa Nacional de Apoio ao Sistema Prisional, lançado em novembro de 2011 pelo Ministério da Justiça tem como uma de suas metas principais zerar o deficit de vagas feminino.
Além disso, o Depen empreende outros esforços no desenvolvimento e fomento de políticas para garantir os direitos das mulheres encarceradas, a exemplo do Projeto Efetivação dos Direitos das Mulheres no Sistema Penal. A iniciativa implanta e fomenta ações específicas e políticas públicas integradas para proporcionar condições mais dignas no cumprimento da pena.
Com o objetivo de elaborar propostas de ações para o Projeto, o Depen instituiu uma comissão especial que aturará de maneira integrada com outros ministérios e órgãos governamentais, unidades da federação e sociedade civil.

Ministério da Justiça
Focando a Notícia

Comentários

Tags : , , , , , ,

REDES SOCIAIS














INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627