O Diretório Central dos Estudantes do Unipê em conjunto com os Diretórios Acadêmicos dos cursos oferecidos na universidade, realizarão entre os dias 07 e 09 de novembro de 2011 uma série de atividades em manifestção contra o aumento das mensalidades na instituição. Além do congelamento da mensalidade, os estudantes reinvindicam mais transparência e mudanças nos critérios de concessão de bolsas de estudo.
O objetivo segundo o Presidente do DCE UNIPÊ Thiago Daniel “é conscientizar e mobilizar os estudantes para que lutem contra esse aumento abusivo que está sendo imposto. Já pagamos muito caro, o dinheiro é muito mal aplicado em melhorias estruturais para a instituição!”
De acordo com o estudante do 7º período de direito Junior Pires (que também é tesoureiro-eleito do DCE, aguardando posse) as manifestações serão realizadas da seguinte forma:
Turnos | SEGUNDA-FEIRA | TERÇA-FEIRA | QUARTA-FEIRA |
MANHÃ | Divulgação de carta aberta do DCE aos alunos e reitoria / Recolhimento de assinaturas para o abaixo-assinado, nos corredores dos blocos. | Divulgação do ato que acontecerá na quarta-feira e recolhimento de assinaturas para o abaixo-assinado, nos corredores dos blocos. | Ato de manifestação dos estudantes nos portões principais da universidade. (Carro de som, e panfletagem) |
TARDE | Divulgação de carta aberta do DCE aos alunos e reitoria / Recolhimento de assinaturas para o abaixo-assinado, nos corredores dos blocos. | Divulgação do ato que acontecerá na quarta-feira e recolhimento de assinaturas para o abaixo-assinado, nos corredores dos blocos. | Ato de manifestação dos estudantes nos portões principais da universidade. (Carro de som, e panfletagem) |
NOITE | Divulgação de carta aberta do DCE aos alunos e reitoria / Recolhimento de assinaturas para o abaixo-assinado, nos corredores dos blocos. | Divulgação do ato que acontecerá na quarta-feira e recolhimento de assinaturas para o abaixo-assinado, nos corredores dos blocos. | Ato de manifestação dos estudantes nos portões principais da universidade. (Carro de som, e panfletagem) / Plenária de avaliação do movimento em frente ao DCE. |
Segundo Jose Idelberto de Lima Delfino (mais conhecido como Beto Pirulito) estudante do 9º período de direito (e Presidente-eleito do DCE, aguardando posse) o ato principal acontecerá na quarta-feira como citado acima. Denominado o “DIA D”, “os estudantes irão comparecer aos portões principais do UNIPÊ, bloqueando as entradas munidos de narizes de palhaço, apitos, cartazes e panfletos” com os dizeres “CONTRA O AUMENTO DAS MENSALIDADES” “TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO E NOS CRITÉRIOS DE CONCESSÃO DE BOLSAS!” “AGORA BASTA!” “ESSA LUTA TAMBÉM É SUA!”. O protesto contará ainda com apoio de carro de som.
O Diretório Central dos Estudantes convida a todos os alunos do UNIPÊ a participarem, e pedem também a presença da imprensa e dos agentes políticos para auxiliarem na divulgação do manifesto.
Mais informações:
83.9972-1226 (Beto Pirulito)
83.8808-9066 (Junior Pires) – juniorrpires@hotmail.com
83.8884-6686 (Thiago Daniel)
Confira Carta Aberta na íntegra:
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA – UNIPÊ
DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES
CARTA ABERTA AOS ALUNOS E REITORIA
Caros estudantes e Magnífica Reitora,
Vimos pelo presente, expor o resultado dos debates ocorridos em assembléia geral extraordinária no dia 05 de novembro de 2011, portanto, posição final do DCE UNIPÊ, quanto ao aumento das mensalidades, que se mantém a mesma apresentada desde sempre aos alunos e reitoria da instituição. O DCE carece de acesso a informações, consideradas pelos estudantes como fundamentais para avaliar se os gastos e investimentos da universidade justificam aumento, principalmente acima do INPC.
O debate entre os estudantes foi pautado não só pelo valor do aumento, mas também pela forma com que o UNIPÊ investe seus recursos, houve importantes manifestações de estudantes de diferentes cursos, algumas das quais gostaríamos de expor brevemente a reitoria e aos alunos neste documento.
A maioria dos estudantes relata não perceber investimentos e melhorias nos próprios cursos nos últimos anos, apontam insuficiência de equipamentos em laboratórios e materiais de aulas práticas, falta de atualização na biblioteca – sobretudo no curso de direito, a falta de segurança no campus, falta de vagas no estacionamento, entre outras questões.
Acreditamos que com o diálogo e a boa vontade da reitoria podemos encontrar soluções para os problemas cotidianos da universidade e tornar a gestão do UNIPÊ mais transparente aos estudantes. Motivo pelo qual solicitamos a criação de um canal permanente de diálogo entre representação discente e reitoria, a fim de encurtar a distância entre estudantes e instituição, de forma que a direção do UNIPÊ possa acompanhar in loco, os resultados de suas políticas de gestão e os estudantes possam avaliar seus cursos sem perder a visão do todo.
Seguindo a lógica da instituição entendemos que o aumento excessivo irá impedir o acesso e a continuidade de muitos estudantes da região, que serão obrigados a procurar a concorrência para se manter no ensino superior, especialmente nos cursos amplamente ofertados no “mercado” paraibano.
Além disso, entendemos que o nível de inadimplência irá crescer, o que pode prejudicar a Instituição de maneira irreversível.
Em suma, os estudantes não estão preparados economicamente e estruturalmente para um aumento tão elevado e sabemos que as conseqüências disso podem prejudicar ainda mais a qualidade da nossa universidade.
Levando em consideração o descaso, e o não interesse da reitoria em abrir um diálogo com a comunidade estudantil, o DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES vem convocar a todos para assinar abaixo-assinado CONTRA O AUMENTO que estará circulando pelos blocos nos próximos dias, como também a participar do ato de manifestação na próxima quarta-feira (09/11/2011) a partir das seis horas da manhã na frente dos portões de entrada e saída da instituição, afim de chamar a atenção de toda a comunidade acadêmica e da reitoria para debater tal aumento.
COMPAREÇA ESTUDANTE, VAMOS REINVINDICAR OS NOSSOS DIREITOS!
ESSA LUTA TAMBÉM É SUA!
João Pessoa, 07 de novembro de 2011.
Diretório Central dos Estudantes – UNIPÊ.
Comentários