Entenda por que os cachorros correm atrás de veículos

Publicado em sábado, setembro 24, 2016 ·

cachorroTodo mundo já deve ter presenciado um cachorro metido a corajoso correndo atrás de uma moto ou de um carro. Mas por que os cães têm essa atitude? De acordo com o psicólogo canino Bruno Leite, da clínica Terapeuta de Cães, tudo não passa de instinto.

Segundo o especialista, a explicação pode ser encontrada na origem do melhor amigo do homem. “Esse comportamento de perseguir veículos tem explicação na origem do cão, inicialmente um predador. Em um primeiro momento, esse comportamento nasce do medo que o cão sente daquele veículo grande, barulhento e rápido que invadiu seu território”, disse. “Então, começa a tentar espantá-lo com latidos. Obviamente o cachorro vence, visto que o veículo, invariavelmente, ‘foge’. Para o cão, se fugiu é porque é presa. Logo, ele se sente muito poderoso e passa a repetir aquele comportamento de ‘caça’ sempre que vê um veículo com aquelas características”, completou.

O psicólogo ainda explicou o que os motoristas devem fazer nesses casos. “O melhor que se pode fazer é parar o veículo e esperar alguns segundos até que o cachorro desista para seguir viagem. Para o cachorro é um jogo de caça. Se a presa para, rapidamente o jogo acaba”, explicou.

Leite aproveitou para aconselhar os donos desses “predadores”. “Os donos de cães perseguidores devem, primeiro, cortar o acesso do cão a esse tipo de atividade perigosa. Segundo, devem aumentar atividades que deem vazão ao instinto de caça do cachorro, como buscar bolinhas, procurar brinquedos ou comidinhas escondidas e cabo de guerra com brinquedos de corda. Aumentar o tempo das caminhadas diárias também ajuda no processo”, concluiu.

redetv

Acompanhe mais notícias do FN nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram

Entre em contato com a redação do FN:  WhatsApp (83) 99907-8550. 

E-mail: jornalismo@focandoanoticia.com.br

Comentários

Tags : , ,

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627