liberação

Entenda o decreto e como vai funcionar a posse de armas

Publicado em terça-feira, Janeiro 15, 2019 ·

O decreto que regulamenta o registro, a posse e a comercialização de armas de fogo no país, assinado nesta terça-feira (15) pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), libera a posse para habitantes de todos os estados, desde que eles obedeçam alguns critérios autodeclarados em um formulário. Veja abaixo quais os procedimentos para ter a posse de uma arma de fogo. Leia a integra do decreto aqui.

No texto do decreto, fica citado que a posse de arma de fogo é liberada para cidadãos brasileiros com mais de 25 anos; que não possuam antecedentes criminais; passem por avaliação psicológica; declarem efetiva necessidade do armamento; tenham residência fixa; e comprovem capacidade técnica para manuseio da arma.

Além disso, o documento também especifica que quem desejar ter posse de arma, mas que tenha crianças, adolescentes ou pessoas com problemas mentais em casa, deve declarar possuir cofre ou local seguro com tranca para que a arma seja guardada.

 

Conforme o decreto, a posse de arma de fogo fica liberada para brasileiros que comprovem as seguintes especificidades:

O decreto também estabelece que cada cidadão terá direito a posse de até quatro armas de fogo, podendo solicitar a posse de mais unidades, desde que justifique a necessidade.

O registro e a análise da documentação de solicitação de posse continuam sob responsabilidade da Polícia Federal. O prazo para renovação da posse é de dez anos. Registros ativos feitos antes da publicação do novo decreto foram automaticamente renovados.

Outro detalhe importante é que a ‘posse’ é diferente do ‘porte’. O porte garante que a arma possa ser carregada com o usuário, onde ele for, mas continua com regras restritas e não está incluído nesse decreto.

portalcorreio

 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627