combinação

Entenda mais sobre a harmonização entre vinhos e carnes

Publicado em terça-feira, junho 25, 2019 ·

Há quem diga que comer e beber bem são dois dos maiores prazeres do ser humano. E para os amantes dos vinhos, não há nada melhor do que descobrir uma nova combinação com seus pratos preferidos.

Dependendo do tipo de prato, os temperos utilizados e, principalmente, quando a refeição possui algum tipo de carne, é fundamental saber escolher a bebida para saboreá-la ao máximo.

Sendo assim, preparamos um guia completo, sobre como escolher o vinho ideal para acertar naquele almoço ou jantar especial. Vamos lá?

O que levar em consideração na hora de fazer a harmonização de vinhos?

Mesmo sabendo da particularidade do paladar de cada pessoa, a enologia leva a consideração alguns pontos específicos para fazer a harmonização de vinhos. São eles:

Somando a esses fatores, é possível entender qual tipo de uva combinará melhor com determinado prato. E é claro, as “regras” de harmonização podem variar, já que cada pessoa tem um paladar único.

No entanto, é sempre bom a opinião de um especialista para ter uma experiência melhor na degustação.

Vinhos para carnes vermelhas

Para harmonizar os pratos de carne vermelha, deve ser levado em consideração a quantidade de gordura e o tipo de preparo do prato, já que ele pode ser cozido, frito assado  ou grelhado.

Já que os pratos com carnes cozidas, geralmente, possuem um pouco mais de gordura, é preciso escolher um vinho com a acidez um pouco mais alta e com os taninos marcantes. Uma ótima opção, são os produzidos com a uva Tempranillo.

Para a carne grelhada, as melhores alternativas são vinhos mais encorpados e baixa acidez, como o Malbec e o Tannat. Uma dica: essas combinações ficam ainda melhores com carnes mal passadas.

Se a ocasião for um churrasco, apostar em um Cabernet Sauvignon pode ser a melhor escolha. Esse tipo de vinho combina bastante com carnes assadas e que são consumidas assim que saem do fogo.

Vinhos para peixes e frutos do mar

Para fazer uma boa harmonização entre peixes e vinhos, também é necessário levar em conta a quantidade de gordura do prato. No caso do salmão, por exemplo, é bacana combinar com algum vinho da uva Brut, que combina perfeitamente com a culinária japonesa, algum vinho rosé ou um Pinot Noir.

Já no caso do bacalhau, um peixe que possui um sabor muito particular, vale a pena apostar em um vinho mais leve, como o Tempranillo. Agora, se você é daqueles que adora combinar peixes com vinhos brancos, procure opções de vinho verde.

As opções que levam crustáceos e frutos do mar —  como a paella — pedem vinhos brancos. Um Chardonnay combina perfeitamente com esse prato, assim como o Sauvignon Blanc.

Vinhos para carne de aves

As aves são carnes brancas que podem ser preparadas de diversas formas e com diversos molhos. Os frangos, por exemplo, combinam perfeitamente com um Sauvignon Blanc.

No entanto, se preparado com um molho de ervas, a melhor opção é saboreá-lo com um Chardonnay. O mesmo vale para o peru, que geralmente é assado.

Molhos mais picantes, por exemplo, pedem uma bebida menos marcante, como o Riesling. E para os cortes de frango preparados em churrasco, uma excelente opção é Malbec.

O pato é outra ave que pode ser bem harmonizada com um vinho, pois possui um sabor mais marcante do que as outras. Caso seja preparado com ingredientes mais básicos, o Riesling é a opção perfil. Nos pratos grelhados, aposte em um Pinot Noir, ou então, em um Merlot.

Vinhos para carnes suínas

A carne suína, por si só, já possui um sabor mais marcante que as demais. Então, opte por vinhos mais básicos e com baixa adstringência. Para os amantes de vinhos brancos, um  Riesling é excelente, mas, se você preferir vinhos tintos, o Cabernet Sauvignon fará o prato ficar com um sabor especial.

Agora, é só utilizar a criatividade na cozinha e preparar aquele prato delicioso!

 

Conteúdo Gear Seo

 

 

Comentários

Tags : , , ,

REDES SOCIAIS









ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627