Entenda as mudanças no novo padrão de tomadas no Brasil

Publicado em domingo, julho 3, 2011 ·

tomadaComeça nesta semana a última etapa para implantar o novo modelo de tomadas elétricas no Brasil. As lojas só poderão vender aparelhos adaptados para o padrão.

Foi por causa da segurança que o Inmetro decidiu mudar as tomadas brasileiras. Como existiam vários tipos, os encaixes eram problemáticos e havia risco de choque elétrico.

Por isso, ficou decidido que será fabricado apenas um modelo que tem entrada para três pinos redondos.

Os plugues também mudaram. Mas atenção: a maioria dos aparelhos terá dois pinos. Só eletrodomésticos que precisam de um reforço no sistema de isolamento, como alguns modelos de geladeira e máquinas de lavar terão três.

Segundo o Inmetro, como não há um padrão internacional, foi preciso criar um para o Brasil.

“Levamos em consideração três aspectos: a questão da segurança, a questão da adaptabilidade dos equipamentos novos nas instalações antigas, um padrão que representasse a realidade do Brasil em temos de custo”, explica Alfredo Lobo,
diretor do Inmetro.

As primeiras restrições sobre o uso dos modelos antigos começaram há 11 anos, para que a indústria e o comércio tivessem tempo de se adaptar.

A última etapa para fazer valer de vez o padrão começa sexta-feira: as lojas agora só poderão vender produtos com plugues redondos.

A Júlia aproveitou uma reforma geral no apartamento para trocar todas as tomadas. Foi um custo a mais na obra, mas depois ainda teve outro gasto: comprar os adaptadores, porque nem todos os aparelhos têm as tomadas no padrão.

São 10 adaptadores para fazer funcionar os equipamentos mais antigos da casa.

“De vez em quando, me surpreendo com alguma coisa que não funciona. Mas eu acho que, se todos os aparelhos vão acabar se adaptando, em algum momento eu ia ter que trocar de qualquer maneira”, conta Júlia Medeiros, diretora de marketing.

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627