Artigo

Energéticos: mocinhos ou vilões para a saúde?

Publicado em sexta-feira, Janeiro 25, 2019 ·

Ao contrário do que muitos pensam, energéticos não oferecem benefícios à saúde. Novas pesquisas mostram que beber uma latinha (350 ml) da bebida pode favorecer o aumento da pressão arterial e da atividade dos hormônios do estresse, em especial da noradrenalina, em longo prazo elevando o risco de eventos cardíacos.

Energéticos com bebidas alcoólicas

Outro estudo demonstra que misturar energéticos com bebidas alcoólicas afeta o cérebro, reduzindo a sensação de intoxicação do álcool e o efeito sedativo dele, podendo induzir ao abuso do consumo deste, e além disso altera a capacidade cerebral e a de lidar com certas substâncias como drogas e as próprias bebidas alcoólicas.

 

Energéticos podem matar?

Não há provas de mortes em decorrência do consumo de energéticos, porém, desde 2004, um total de 34 óbitos e 54 hospitalizações – que abrangiam urgências hipertensivas, convulsões e arritmias cardíacas – foram ligados ao uso de energéticos nos Estados Unidos. Isso se deve especialmente pela mistura que muitos energéticos têm de cafeína natural com a industrial. Consumir múltiplas fontes de cafeína proporciona maiores riscos de efeitos colaterais envolvendo os sistemas nervoso, digestivo e cardiovascular.

É associado ao consumo exacerbado de energéticos e de cafeína: aumento do risco de arritmias cardíacas, sensações de palpitações e enfartos do miocárdio.

Embora a intoxicação por cafeína seja possível em adultos, ela ocorre apenas em doses extremas, porém, para crianças e adolescentes, a Academia Americana de Pediatria recomenda evitar energéticos. Um estudo revelou que o uso de energéticos por menores de seis anos representa mais de 40% das ligações para centros de intoxicação nos Estados Unidos.

Energéticos engordam?

Energéticos são altamente calóricos, tendo em média de 200 a 300 calorias, o que significa que, ingerir quatro latinhas num único dia ultrapassa 1000 calorias apenas com o energético.

Por isso, pelo bem do seu coração beba menos energéticos e tenha uma vida mais saudável.

Fonte: https://www.leetdoc.com/br/

 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627