Encontro Nacional da Pastoral da Juventude começa neste domingo em Maringá

Publicado em domingo, Janeiro 8, 2012 ·


ENPJ2012A cidade paranaense de Maringá recebe a partir deste domingo, 8, mais de 600 jovens vindos de todas as regiões do Brasil para participar do 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ). Até o dia 15 de janeiro estão programadas atividades como palestras e trabalhos em grupos para refletir, partilhar e celebrar a vida e a caminhada dos grupos de jovens. É a primeira vez que o encontro acontece em uma cidade da região sul do país.

“Somos Igreja Jovem” é o tema central desta edição. “Este 10º encontro marca uma etapa fundamental no processo de evangelização da juventude. Com a participação dos jovens que virão representando todas as dioceses do Brasil, nós queremos juntos retomar este caminho fazendo com que cada jovem seja protagonista, jovem evangelizando jovem”, destaca o arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti.

O encontro também vai reunir vários bispos do Brasil e especialistas e autoridades que trabalham com o público juvenil. Já estão confirmadas as presenças da Secretária Nacional de Juventude (SNJ), Severine Carmem Macedo, do Secretário Executivo da SNJ, Rodrigo Amaral, representando o ministro-chefe da Secretária-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina.

Programação


O encontro terá início no domingo com a celebração da missa que será presidida pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Eduardo Pinheiro da Silva, na Catedral de Maringá. Na segunda-feira, 9, uma cerimônia no Centro de Formação Bom Pastor, local do encontro, vai marcará abertura oficial dos trabalhos.

Assessores e especialistas vão conduzir com os jovens, no decorrer da semana, atividades contemplando temas como o Concílio Vaticano II, o projeto de revitalização da Pastoral Juvenil da América Latina, políticas públicas e direitos para a juventude, as diretrizes da ação evangelizadora da Igreja do Brasil, a Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens, entre outros. A proposta visa possibilitar um amplo olhar sobre a realidade juvenil brasileira a partir das experiências dos grupos de jovens.

Na terça-feira, 10, o dia será dedicado a um trabalho de visitação missionária. Os jovens serão divididos em grupos e acolhidos em 12 paróquias da arquidiocese de Maringá, onde terão a possibilidade de conhecer as realidades locais e também partilhar as experiências de ser Igreja de outras regiões do país.

A missa de encerramento do 10º ENPJ vai acontecer no sábado, 14, na paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. A celebração terá início às 15h e será presidida pelo arcebispo dom Anuar Battisti. Depois da celebração, por volta das 17:30h, os jovens vão se concentrar no estacionamento do estádio Willie Davids para realizar uma marcha em favor da Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens. A manifestação será acompanhada de um trio elétrico e vai terminar na Praça da Prefeitura.

Além do tema, “Somos Igreja Jovem”, o encontro tem o lema “Na ciranda da vida, a nossa missão é amar sem medida” e a iluminação bíblica extraída do evangelho de João, “Ele tendo amado os seus, amou-os até o fim” (Jo 13,1). Durante todos os dias da programação, uma equipe de jovens estará atualizando com notícias e imagens do encontro o hotsite www.pj.org.br/enpj e as redes sociais da Pastoral da Juventude.

Fonte: cnbb

Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627