Encontro Nacional da Pastoral da Educação

Publicado em sábado, outubro 13, 2012 ·

Em clima de profunda comunhão e participação, aconteceu o XVI encontro nacional da Pastoral da Educação, de 31 de agosto a 02 de setembro, na Chácara dos Maristas, em Samambaia – DF. Por três dias, representantes dos regionais, religiosos, diáconos, padres e bispos discutiram a pastoral da educação para os novos tempos. Através de ampla participação, as pessoas expuseram os desafios e avanços da educação nacional e da pastoral da educação. Apontou-se necessidade de formação, articulação e comunicação.

A partir das considerações, Dom Julio Akamine, bispo auxiliar de São Paulo e responsável pela Pastoral da Educação nacional, fez uma iluminadora reflexão. Segundo ele, a oração e escuta da Palavra de Deus são essenciais para a pastoral; sendo uma pastoral de fronteira, os agentes necessitam ser espertos em diálogo.

Ao término do encontro foram feitos os encaminhamentos para a elaboração de diretrizes nacionais para a pastoral e sua articulação nos regionais.

Neste encontro, o Regional Centro-Oeste esteve representado por Irmã Celeste, assessora do regional, Marli Evangelista, diocese de Goiás, José Maria, arquidiocese de Palmas, Odete, arquidiocese de Brasília, e Eunice, arquidiocese de Goiânia. Pe. Agamenilton, diocese de Uruaçu, é membro da comissão nacional da pastoral da educação e representa o centro-oeste brasileiro.

A Pastoral da Educação é a presença evangelizadora, organizada, da Igreja no mundo da educação. Ela faz parte da Comissão Episcopal para a Educação e Cultura da CNBB, dirigida por Dom Joaquim Mol, bispo auxiliar de Belo Horizonte.

Pe. Francisco Agamenilton Damascena

Diocese de Uruaçu

Comentários

Tags : , , ,

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627