Encontro de Jornalistas do Nordeste discute conceito urbano e rural no Brasil

Publicado em sexta-feira, maio 18, 2012 ·

 

Uma das discussões do IV Encontro de Jornalistas do Nordeste, que iniciou na quarta-feira (16) e termina nesta sexta-feira (18), em Ipojuca (PE), foi com relação ao conceito do que é rural e urbano no Brasil.

Moreira Silva, correspondente do FOCANDO A NOTÍCIA que participa do encontro, em Porto de Galinhas (Hotel Armação), disse que os expositores que abordaram o assunto ajudaram na percepção de que o conceito rural e urbano está equivocado.

“O urbano é apresentado como local onde as pessoas são civilizadas, daí, morar no urbano, seja onde for é sempre bom. Isto é fácil de entender, pois na cidade tudo acontece e as políticas públicas chegam. As pessoas acessam as novas portas e as ofertas são colocadas à disposição”, ressaltou Moreira.

No meio rural, prosseguiu o correspondente, há uma cultura de ninguém, onde se diz que lá não é lugar para viver. “Dessa forma empurra as pessoas para cidade, desqualificando a cultura rural”.

Para ele, o Brasil deve assumir esse crime e fazer com que o meio rural, lugar de grandes acúmulos de conhecimentos, seja valorizado, “pois toda a raiz de quem mora nas cidades geralmente é do rural”.

Moreira destacou que a situação é tão dramática que os gestores quando distribuem equipamentos, sejam de escolas, saúde ou outros segmentos, os melhores são colocados à disposição dos setores existentes na cidade e os piores são para o rural.

“Temos que mudar esse jeito equivocado de tratar o rural, pois 90% dos nossos municípios são rurais. Muitas pessoas moram na cidade e trabalham no campo”, completou.

Redação/Focando a Notícia, com Moreira Silva

Comentários

Tags : , , , , , ,

REDES SOCIAIS














INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627