casa própria

Empréstimo ou financiamento de imóvel: quais são as diferenças?  

Publicado em sexta-feira, maio 17, 2019 ·

Na hora de comprar um imóvel, muitas pessoas ficam em dúvida entre fazer um empréstimo ou financiamento para casa. A situação é comum, já que ambas as modalidades podem ser interessantes, tudo depende do perfil daquele que vai realizar o sonho da casa própria.

Confira abaixo o que são o empréstimo e o financiamento de imóveis e um comparativo de vantagens, para descobrir qual das opções é melhor para você!

Empréstimo para compra de imóvel

O empréstimo é feito diretamente com uma instituição financeira, que irá solicitar algumas informações sobre suas finanças e garantias de que o valor será pago. Comprovação de renda e bens deixados como garantia são alguns exemplos do que pode ser solicitado.

Não há necessidade de informar qual a finalidade do dinheiro emprestado, ou seja, em que você pretende investir – no caso, na compra de seu imóvel. Você chega até o banco ou instituição financeira e solicita o valor que deseja emprestar. Se aprovado, o valor é transferido para sua conta-corrente.

Em seguida, você realiza a compra da casa ou apartamento que deseja e passa a ter apenas a dívida do empréstimo junto ao banco. O imóvel é seu e – a não ser que tenha sido dado como garantia – não há o risco de perdê-lo.

Financiamento de imóvel

O financiamento é muito semelhante ao empréstimo, pois também se trata de um crédito fornecido por uma instituição financeira. Porém, é preciso comprovar a finalidade do valor solicitado. No caso, o mais comum é que os bancos trabalhem com o financiamento de imóveis e veículos.

No momento em que pede o financiamento, você precisa explicar para o banco que deseja comprar uma casa e qual é o valor dela.

Apesar de ser uma operação mais burocrática – e talvez mais demorada – devido às comprovações de destinação do dinheiro, possui taxas mais baixas e atrativas. Tanto que, a maioria das pessoas prefere o financiamento na hora de adquirir um imóvel.

No momento em que o financiamento é aprovado, o banco realiza a compra do imóvel e você passa a pagar as parcelas à instituição financeira. Existe o risco de perder o bem, caso você fique inadimplente por muito tempo e não renegocie a dívida. A garantia de que o crédito será quitado é a própria casa.

Diferenças entre os dois

As principais diferenças entre empréstimo e financiamento de imóvel são:

Destinação do valor

Não é preciso justificar em que você pretende usar o dinheiro no caso do empréstimo, abrindo a possibilidade de solicitar um valor maior de crédito, que inclua a compra de imóveis e o pagamento de impostos, por exemplo. No financiamento é necessário que o crédito seja destinado à compra de um imóvel.

Taxa de juros

A diferença pode ser pequena, a depender do tipo de empréstimo que está sendo analisado. Porém, geralmente, o financiamento tem taxas menores e se torna mais atrativo.

O que é melhor para você?

Para facilitar a escolha entre o empréstimo e o financiamento, confira um comparativo de vantagens de cada uma das modalidades de crédito:

Vantagens do empréstimo

Vantagens do financiamento

Você já sabe quais são as vantagens de ambos os tipos de crédito e como funcionam, então, fica a questão, qual escolher? Tudo depende do valor do imóvel que deseja comprar e da sua capacidade de pagamento.

No momento em que solicitar um empréstimo pessoal, por exemplo, tenha em mente que o valor oferecido é menor. Por mais que a análise de crédito seja mais rápida. O financiamento é mais burocrático, mas tem taxas menores e um prazo maior para quitar a dívida.

Resumidamente, se você já poupou parte do valor da casa dos seus sonhos e precisa apenas de uma pequena quantia para comprar o imóvel, o empréstimo se encaixa melhor na sua situação.

Agora, se precisa adquirir, quanto antes, uma casa ou apartamento e, em seu orçamento, cabem apenas parcelas mais leves – e a longo prazo – o financiamento pode ser mais interessante.

 

 

Gear SEO

 

 

Comentários

Tags : , , ,

REDES SOCIAIS














INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627