Em carta, Chávez critica bloqueio a Cuba e militarização das Malvinas

Publicado em terça-feira, Janeiro 29, 2013 ·

chavezO presidente venezuelano, Hugo Chávez, enviou uma mensagem aos chefes de Estado e de Governo da América Latina e do Caribe reunidos na cúpula da Celac, na qual saudou a presidência que Cuba assumirá deste novo bloco. Chávez saudou a presidência da Celac que Cuba assume nesta segunda-feira e disse que “a América Latina e o Caribe estão dizendo aos Estados Unidos com uma só voz que todas as tentativas de isolar Cuba fracassaram e fracassarão”, em uma carta assinada à mão e lida pelo vice-presidente Nicolás Maduro.

Além de denunciar o “vergonhoso bloqueio” de Cuba por parte dos Estados Unidos, Chávez trouxe novamente à tona a questão das Malvinas. “Hoje ratificamos a denúncia à condenação do vergonhoso bloqueio imperial à Cuba revolucionária, a contínua colonização e agora militarização progressiva das Ilhas Malvinas”, afirmou o governante em carta lida pelo vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

“Os dois os fatos são violatórios de todas as resoluções que a ONU emitiu para salvaguardar os direitos dos povos cubano e argentino”, diz a carta de Chávez, que sofre de câncer e está em Cuba para se recuperar de uma cirurgia para combater a doença. Após elogiar o atual processo de integração regional, Chávez disse que “a justiça está incontestavelmente do lado de Cuba e da Argentina”.

Chávez pediu o compromisso de seus colegas latino-americanos e caribenhos para “dar todo o apoio a Cuba, que a partir desta cúpula de Santiago assume a presidência pró tempore de nossa comunidade”, afirmou.

 

Terra

Comentários

Tags : , , , , ,

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627