Editais para residências em saúde têm inscrições abertas até 30 de setembro

Publicado em sexta-feira, setembro 13, 2013 ·

Inscrições-AbertasO Ministério da Saúde está com dois editais abertos para novos programas de residências em saúde. As bolsas de residência médica e residência multiprofissional e em área profissional da saúde podem ser requeridas até o dia 30 de setembro. A oportunidade é a chance de contribuir com a formação de profissionais da área de saúde por meio da expansão de vagas para residência. É uma das estratégias do Ministério da Saúde para melhorar o acesso dos profissionais a uma especialização e também melhorar a saúde que é ofertada à população. O prazo para inserir novos pedidos de abertura de vagas no Ministério da Educação também se encerra no dia 30 de setembro de 2013.

A ampliação desses programas de residência atua em conjunto com o Programa Mais Médicos para o Brasil, que prevê a criação de 1.291 novas vagas de residência na Região Norte; 934 no Nordeste; 5.177 no Sudeste e 383 na região Sul.

 

Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde

De acordo com dados no Edital nº 28/2013,a concessão de bolsas de residência deverá priorizar programas de saúde que envolvam áreas prioritárias para o Sistema Único de Saúde, como Atenção Básica, Saúde da Família, Saúde do Idoso, Saúde Mental, Saúde da Mulher e outras.

Para funcionar, é necessário que todos os Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde estejam com os cadastros atualizados e concluídos no Sistema da Comissão Nacional de Residência Médica (SisCNRM)  do Ministério da Educação. A solicitação das bolsas é a segunda etapa do processo, e deverá ser realizada pelo Sistema de Informações Gerenciais do Pró-Residência  do Ministério da Saúde.

Em relação à Residência Médica (Pro-residência), de acordo com o Edital nº 29/2013 serão selecionados projetos de Programas de Residência Médica que terão financiamento de bolsas durante o período de 1 a 5 anos. Esse período depende da duração do programa de casa especialidade e área de atuação, com a bolsa no valor de R$ 2.976,26.

As vagas de programa de residência médica selecionadas pelo o edital terão o financiamento de bolsas garantido para todos os processos de seleção de residentes que tiverem início até 31 de dezembro de 2014.

O número de bolsas de residência médica em instituições públicas disponíveis para a abertura de vagas com o financiamento do Ministério da Saúde dobrou nos últimos dois anos. Passou de 758, em 2011, para 2.881, em 2013, para ampliar a formação de profissionais especialistas em áreas estratégicas e prioritárias para o SUS.

 

Fonte:

Ministério da Saúde

Ministério da Educação

Com informações do Blog da Saúde

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627