Disputa política: Pesquisa nacional reconhece força da oposição na Paraíba

Publicado em quarta-feira, outubro 12, 2011 ·

oposição by orelhadoano.blogsA pesquisa foi realizada pelo Instituto Ethos e mediu nove itens no combate à corrupção nos estados, desde a transparência até a força da oposição nas assembléias legislativas do Brasil.

No quesito transparência, a Paraíba entrou na lista dos estados com nível médio de satisfação. Os estados mais críticos na falta de transparência são Amapá, Distrito Federal, Minas Gerais, Piauí e Roraima. Nenhum estado apresentou nível satisfatório.

A surpresa mesmo veio na inclusão da Paraíba, ao lado da Bahia, Maranhão, Pará, Piauí e Santa Catarina, entre os estados com os níveis mais satisfatórios da força da oposição na assembleia legislativa.

Na Paraíba, além de ter número quase igual ao da bancada governista, a bancada de oposição faz um barulho que ultrapassa as paredes da Assembleia, indo parar na Justiça e no Tribunal de Contas do Estado.

Fruto, certamente, da acirrada disputa política em nosso estado. O que não é, como se pode notar, tão ruim assim. Já que um estado em permanente vigilância política tem menos chances de errar.

Segundo os pesquisadores, a atuação da oposição contribui para reduzir o nível de corrupção nos estados, assim como a transparência, a independência da imprensa e dos tribunais de contas, as modalidades de licitação adotadas e também a participação social nos conselhos gestores.

Blog do Luís Tôrres

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627