Diretoria de Cultura de Solânea faz balanço de 2013 e convida população a conhecer o órgão

Publicado em sexta-feira, abril 11, 2014 ·

thiago salvador (1)A diretoria de Cultura de Solânea enviou nota à imprensa onde faz um balanço do trabalho desenvolvido em 2013 e também convida toda a população a conhecer melhor o trabalho do órgão e a participar dos eventos desenvolvidos pela diretoria.

Confira a nota na íntegra: 

INFORMATIVO DO ÓRGÃO GESTOR DA CULTURA DE SOLÂNEA – PB AOS ARTISTAS, GRUPOS CULTURAIS E AO CIDADÃO SOLANENSE.

Relatos de uma Política Pública para a Cultura

Uma política pública se faz com responsabilidade, no intuito maior de gerir as distribuições das ações pleiteadas pela demanda pública para determinados setores que trabalham em prol do povo. No que diz respeito ao setor da cultura, evidentemente, não poderia ser diferente, uma vez que investir em cultura é verdadeiramente investir no homem em seu pleno desenvolvimento moral, intelectual, espiritual e até pessoal. Em 2013, o Município de Solânea-PB vivenciou grandes avanços no que diz respeito ao pensar uma política para a cultura que promova o bem comum da sociedade.

“Foram muitas conquistas, entre elas a de salvaguarda ao nosso patrimônio cultural que é a banda Filarmônica 26 de novembro e outros acervos que estamos em projeto. E também a recuperação do nosso lindo equipamento cultural, o Cine Teatro Municipal. É notório que essa recuperação não foi apenas física, foi também simbólica, uma vez que a população já frequenta este espaço para apreciarem atividades culturais, isso foi uma conquista!” lembra o Diretor de Cultura Tiago Salvador. Entre outras ações que, como bem lembra o mesmo, estão na reciprocidade vivida pelo apreciador solanense. A resposta maior está no semblante da população que hoje já sorrir, quando provocada a pensar a cultura em Solânea.

Numa concepção mais objetiva e prática, Solânea hoje tem grandes celebrações culturais “celebrações por que eventos são outras ações, este órgão celebra a cultura”. Neste informativo esclarece algumas das conquistas para possíveis justificativas administrativas, numa concepção democrática e participativa, que a população precisa acompanhar.

A cultura em Solânea já começou de uma forma democrática, no mês de Janeiro houve uma reunião com toda a comunidade artística cultural e nela o prefeito Beto do Brasil pediu para que os artistas votassem em um nome para a gestão da cultura, Tiago salvador foi o escolhido.

Com base no planejamento e nas minuciosas cautelas, na aplicação do recurso para a cultura, foi dado início uma política cultural nunca vista no município (a cultura foi vista como importante e estratégica para o desenvolvimento do povo), e se vista, outrora esquecida pelo desgaste no decorrer dos últimos anos, em gestões anteriores. Outrossim, vale a pena frisar que todos os órgãos culturais pertencentes ao município de Solânea e ligados a prefeitura municipal são de responsabilidade financeira do órgão gestor da cultura, assim como toda e qualquer ação que permeia atividades culturais, a pensar também nos investimentos feitos nos grupos culturais do município, inclusive a criação de outros grupos como o grupo de danças folclóricas Raízes das Solanáceas, por exemplo.

No que tange as celebrações, vamos iniciar. O que se conquistou? Hoje o órgão gestor da cultura de Solânea tem autonomia para planejar e executar junto ao gestor Municipal as ações da cultura. Foi instalado em 2013 o escritório da Dicult, ou seja, as comunidades culturais já sabem para onde se dirigir quando motivadas a contribuir ou até criticar as ações que estão sendo realizadas. Foram conquistas, com base no pedido da população, várias ações de celebrações culturais para o município… Mensalmente temos no município momentos de saraus nas praças da cidade; cine cult Solânea, o projeto que reavivou o cinema em Solânea; os encontros de artistas na praça que promovem a cultura popular do município; os apoios a celebrações e a grupos culturais do município (reisado, dança, teatro…).

Sem contar nas grandes celebrações que encheram de alegria os olhos da população que prestigia, a pensar na SEMANA SANTA CULTURAL que traz várias apresentações para a praça; O SANTO ANTONIO E SÃO JOÃO que norteia a produção dos nossos trios de forró no tradicional pé de serra; o FESTIVAL DA PRIMAVERA que teve aceitação da população por guardar o fazer cultural de nosso povo; a festa de EMANCIPAÇÂO POLITICA de nosso município que fez ressalvas a literatura e a criatividade do nosso povo; o FESTIVAL SONS E SABORES DO BREJO PARAIBANO que alavancou a gastronomia do município dando oportunidades também aos artistas e grupos solanenses, e no final do ano O NATAL ENCANTADO DE SOLÂNEA, que levou cultura a praça para o regozijo da população que ganhou na auto estima que orgulha por ser cidadão ou cidadã Solanense. O Diretor de Cultura encerra dizendo que:

“A Diretoria de Cultura de Solânea no que tange a nossa competência, se coloca à disposição de todo cidadão(ã) solanense para sanar possíveis dúvidas em relação ao pleno desenvolvimento deste órgão público. Nosso trabalho é envolto na transparência, uma vez que o nosso respeito pelo cidadão e pelo o artista de Solânea é maior do que qualquer levantamento crítico sem fundamento”.

Estas ações estão todas pleiteadas e bem distribuídas numa prestação de contas detalhadamente precisa, que todos encontrarão na sede da Diretoria Municipal de Cultura na Rua Gov. João Fernandes de Lima, S/N 1° andar centro de Solânea. O expediente é de segunda a sexta feiras, das 8:00h às 11:00h e das 14:00h às 17:00h. Ressalta-se, inclusive, que a população venha a conhecer mais o órgão gestor da cultura de Solânea e participe mais de nossas celebrações culturais. “Vamos trabalhar juntos, nossa administração tem compromisso com a verdade e lutamos pela causa. Avante a cultura de Solânea, o trabalho não pode parar, sempre e cada vez mais”. Com essas palavras o diretor de cultura encerra este informativo.

 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627