Diretora Geral da Fundação PaqtcPB é eleita presidente da Anprotec

Publicado em sábado, outubro 29, 2011 ·



A diretora geral da Fundação PaqTcPB, Francilene Garcia foi eleita para assumir a presidência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – Anprotec.

Com a eleição de Francilene Garcia é a segunda vez que a Anprotec será capitaneada por uma presidência paraibana. Antes dela, a instituição já foi presidida pelo pernambucano Telmo Araújo, que residia em Campina Grande, um dos diretores fundador da Fundação PaqTcPB e importante articulador do movimento de incubadoras e parques tecnológicos no país.

A diretoria eleita é composta por membros de vários estados brasileiros. Para tanto, a eleição ocorreu na noite da quarta, dia 26 de outubro de 2011, durante Assembléia Geral realizada em Porto Alegre, no XXI Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e o XIX Workshop ANPROTEC.

A nova diretoria pretende continuar avançando no que diz respeito à sustentabilidade do movimento de incubadoras e parques no Brasil, e para tanto, tem para o biênio 2012-2013, as seguintes propostas:

– Fortalecimento do modelo de governança da associação, buscando sempre a oportuna articulação e interação com os seus associados. Melhorias na gestão através da evolução de plataformas como SAPI (avaliação sistemática), CERNE (melhoria processos de gestão) e outros sistemas de apoio;

– Articulação e negociação de políticas públicas e instrumentos de fomento em apoio às MPEI e aos empreendimentos de incentivo à inovação e ao empreendedorismo;

– Articulação e negociação de ações com foco na atração de investimentos privados (nacionais ou internacionais) nos ambientes de Parques e Incubadoras;

– Apoios a Parques e Incubadoras para ações de capacitação, atração de investidores, melhorias nos modelos de gestão, cooperação nacional, cooperação internacional, dentre outras;

– Articulação e negociação de projetos estratégicos com parceiros nacionais, (SEBRAE, MCTI, FINEP, CNPq, MDIC, BNDES, ABDI, APEX, CGEE, CONSECTI, CONFAP, CNI, dentre outros) e internacionais.

– Articulação e negociação de ajustes nos marcos regulatórios vigentes, tais como a Lei da Inovação, entre outras, com impacto nas ações em prol do empreendedorismo inovador.

Veja abaixo:

Francilene Procópio Garcia (Fundação PaqTcPB) – Presidente

Professora Doutora da UFCG/Centro de Engenharia Elétrica e Informática /Departamento de Sistema e Computação; Diretora Geral da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba; e Secretaria Executiva de Ciência,  Tecnologia e Inovação do Governo do Estado da Paraíba. Atuou ainda como consultora na implantação do Escritório SOFTEX China, que tinha a missão de viabilizar a entrada de produtos de software brasileiro naquele mercado.  Coordenou vários projetos de P&D com ênfase na gestão eficaz do desenvolvimento de produtos e serviços de software. Coordenou vários projetos com ênfase em gestão de CT&I. Tem várias publicações técnicas em eventos de referência no país e no exterior.

Gisa Bassalo – Diretora

Arquiteta e Urbanista. Mestre em Ciência da Computação. Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde coordena a Rede UFPA de Inovação Tecnológica, o Programa de Incubação de Empresas e Parques Tecnológicos (PIEBT) e o projeto de implantação do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá. É, também, Diretora de Inovação e Transferência Tecnológica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (SEDECT). Foi Diretora Presidente da Rede Amazônica de Incubadoras de Empresas (RAMI), de 2003 a 2007; e Diretora Executiva do Núcleo de Tecnologia de Software do Pará (PARASOFT/SOFTEX), no período 2002 a 2006. Coordenou o Projeto de Implantação do Sistema de Informação Geográfica para o Planejamento da Região Metropolitana de Belém, de 1996 a 2002.

Jorge Luis Nicolas Audy – Diretor

Doutor e mestre em Sistemas de Informação pela UFRGS, e especialista em Gestão de Artes e Tecnologia Multimídia pela IBM e PUC-Rio. Além de professor, ele atua como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS. É membro de diversas associações científicas (SBPC, SBC, IEEE, ACM) e de diversos conselhos de gestão na área de CT&I, como o Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, CGEE, o Conselho Superior do Portal de Periódicos da CAPES e o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do RS. Como pesquisador, desenvolve trabalhos em Engenharia de Software, Qualidade e Melhoria de Processos e Gerência de Projetos em ambientes de DDS (Desenvolvimento Distribuído de Software) e GSD (Global Software Development). Também é avaliador do MEC / INEP nas áreas de Ciência da Computação e Institucional e membro da SBC – Sociedade Brasileira de Computação, SBPC, AIS – Association for Information Systems, IEEE e ACM.

Tony Chierighini – Diretor

Graduado em Ciências Contábeis, com pós-graduação em Auditoria Contábil pela Universidade do Vale do Itajaí. É diretor do CELTA – Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas, incubadora administrada pela Fundação CERTI, desde 1992. Participou da criação da Rede Catarinense de Incubadoras – RECEPET, da qual atualmente é presidente. Atua na área de inovação tecnológica há mais de dez anos. Realiza palestra e ministra curso sobre incubadoras, empreendedorismo e inovação e tem participado ativamente em projetos de implantação de novas incubadoras e parques tecnológicos em Santa Catarina.

Ronaldo Tadêu Pena – Diretor

Formado em Engenharia Elétrica pela UFMG (1970), mestrado em Engenharia Biomédica pela UFRJ (1973) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade do Texas em Austin (1983). Trabalha desde 1974 como professor do Departamento de Engenharia Eletrônica. Na pesquisa tecnológica, tem larga experiência em controle de processos industriais, tendo prestado consultoria, através da Universidade, a inúmeras empresas da área siderúrgica, mineração e concessionária de energia elétrica da região. Foi reitor da UFMG com mandato de 03/2006 a 03/2010. Atualmente é Diretor Presidente do Parque Tecnológico de Belo Horizonte.

Sérgio Risola – Diretor

Formado em Ciências Jurídicas, possui extensão em Administração pela USP e especialização em Gestão estratégica da Inovação tecnológica Pela Unicamp. Professor Apoiador do mestrado e extensão da FEA/USP gerencia o Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec), a maior incubadora de base tecnológica da América Latina, desde 1997. Foi assessor jurídico do Banco central do Brasil de 1974 a 1976, fundador e superintendente da Anfacer e participante do Comitê Internacional da ISSO. Fundador e participante SG7 do Mercosul. Assessor da Presidência da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) e Conselheiro atual.

Geneceuda Monteiro (Assessoria de Imprensa) para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627