saúde

‘Dietas de internet’ podem ser arriscadas e causar doenças

Publicado em quarta-feira, outubro 9, 2019 ·

Perder peso rápido é um dos desejos para quem quer alcançar o corpo que deseja. Mas o que muitos acabam fazendo é procurar na internet como se alimentar e assim se deparam com uma infinidade de dietas ‘malucas’ como dieta da sopa, detox, shakes, jejum intermitente, low carb entre outras. O que muitas pessoas não sabem é que essas alternativas trazem riscos à saúde.

As dietas excessivamente restritivas são geralmente pobres em nutrientes, como carboidratos, proteínas e até vitaminas. Além disso, jejuar por muito tempo ou comer poucas refeições ao longo do dia pode contribuir com o surgimento de doenças como gastrite, anemias, hormonais e transtornos alimentares.

“A maioria dessas dietas da moda provoca uma restrição de calorias severas, algumas podem desencadear carências nutricionais, afetar o sistema imunológico, alterar o metabolismo, e ainda corre o risco de recuperar o peso perdido, conhecido como efeito sanfona”, explica a nutricionista Alexsandra Santos.

Perde peso, ganha peso

O efeito sanfona é quando pessoas perdem peso rapidamente com restrição muito limitante de alimentos ou nutrientes. É caracterizado pelo ganho de peso logo após o término do regime. Isso faz com que o metabolismo seja alterado e torna difícil manter o peso ideal.

Distúrbios alimentares

Ainda é possível listar os transtornos alimentares, como anorexia, bulimia e obesidade, como resultados das dietas restritivas. A frustração, fator psicológico, do efeito reverso ao fim da dieta faz com que a pessoa adquira repulsão ou compulsão alimentar.

Por trás dos shakes

Segundo a nutricionista, as dietas mais procuradas ainda são os shakes, que têm o objetivo de substituir as refeições. Mas o desafio de manter o peso após essa alternativa é que os shakes não ajudam as pessoas a aderirem a hábitos saudáveis. Um desses hábitos é a mastigação, um dos sinalizadores da saciedade.

Lígia da Silva, 50 anos, já tomou shakes e relata a insatisfação com esses produtos. “Eles só falam que emagrece, mas nunca consegui perder peso porque esperava um resultado imediato, e não acontecia. Mas eles nunca oferecem só a bebida. Sempre tem os complementos. Chás para eliminar líquido, chás com fibras para o intestino funcionar melhor, e agora tem o milk shake também”.

Atitudes que garantem uma vida saudável

Optar por acompanhamento de um profissional vem se tornando uma necessidade. A busca pela ajuda profissional não é apenas por questões estéticas ou melhor condicionamento físico, é também por uma vida saudável.

A orientação básica é ter cuidado em seguir dietas que não foram planejadas para cada pessoa. Cada organismo tem uma necessidade, aconselha Alexsandra. “Para uma vida equilibrada é preciso unir alimentação saudável e exercícios físicos regulares”, finaliza.

 

por

 Luana Menezes

 

 

Comentários

Tags : , , ,

REDES SOCIAIS









ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627