Dias Toffoli estará à frente do processo eleitoral deste ano

Publicado em quarta-feira, abril 9, 2014 ·

diasAs eleições deste ano estarão sob o comando do ministro José Antonio Dias Toffoli, que por seis votos a um foi eleito na terça-feira (8) presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O mandato do atual presidente, Marco Aurélio Mello, vai até 13 de maio. Na mesma sessão, foi escolhido o vice: Gilmar Mendes.

Paulista de Marília, Toffoli, que completará 47 anos no dia da Proclamação da República (15 de novembro), é vice do TSE desde 19 de novembro de 2013 – está naquele tribunal há quase dois anos. Chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) em 23 de outubro de 2009. Ele se formou em Direito, pela Universidade de São Paulo (USP), em 1990.

Após a eleição, o presidente eleito falou sobre a biometria, que vem sendo implementada gradativamente. “Isso é um projeto que se incrementa agora nestas eleições gerais. E estamos nesse processo para futuramente chegarmos a 100% das eleições brasileiras com a identificação biométrica, o que dará a maior garantia de que o eleitor que comparece é aquele cadastrado.”

O TSE tem sete ministros. A composição se divide entre entre três ministros do STF – um dos quais é o presidente do tribunal, –, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois juristas representantes dos advogados, nomeados pelo presidente da República.

O primeiro turno está marcado para 5 de outubro. Se houver necessidade, no caso da eleição para presidente da República e governadores, o segundo será realizado três semanas depois, no dia 26.

 

Agência Brasil

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627