Diabetes também afeta saúde bucal; saiba como tratar

Publicado em sábado, novembro 16, 2013 ·

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

O Dia Mundial do Diabetes, que serve como um alerta à esta doença silenciosa, é 14 de novembro. O que pouca gente sabe é que o descontrole do diabetes também pode acarretar em problemas bucais sérios.

 

Os portadores de diabetes têm, aproximadamente, quatro vezes mais chances de sofrer com inflamações nas gengivas e perdas do suporte ósseo dos dentes. Ocorre que, quando o paciente portador de diabetes está com a doença descompensada – aumento de glicose no sangue –, seu sistema imunológico fica deficiente, deixando-o vulnerável a processos infecciosos causados por bactérias e fungos. É este quadro que favorece o surgimento de doenças periodontais (gengiva). Já a periodontite, sendo uma doença infecciosa, causa resistência à ação da insulina, o que agrava o quadro de diabetes descompensada.

 

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

O cirurgião-dentista, Alexandre Fraige, diretor do Departamento de Odontologia da Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD), tira as principais dúvidas sobre a relação entre diabetes e saúde bucal.

 

Existem dentistas especializados em tratar diabéticos e evitar lesões? 
Sim. Por isso, é fundamental que o portador de diabetes avise ao dentista sobre a sua doença. Assim, o profissional poderá tratá-lo da maneira adequada ou, caso não tenha essa especialidade, indicá-lo a outro dentista.

 

Existem procedimentos odontológicos contraindicados para diabetes?
Não, mas existe a adequação dos procedimentos, que vai desde a escolha de anestesias e medicamentos até o procedimento mais efetivo para o caso. Por isso, é importantíssimo verificar níveis de glicemia e pressão arterial antes de procedimentos invasivos, bem como a correta utilização de métodos para manutenção da higiene bucal.

 

A obesidade aliada ao diabetes traz ainda mais risco para a saúde bucal?
Não apenas a obesidade e a hereditariedade estão associadas aos fatores de risco para diabetes, mas também sedentarismo, estilo de vida e hábitos alimentares, além de distúrbios metabólicos. Em pacientes obesos e com colesterol alto, as moléculas de colesterol competem com as moléculas de insulina (junto aos receptores de insulina), o que eleva a glicose no sangue e acarretam em maiores riscos de desenvolvimento de processos inflamatórios generalizados, entre eles, as doenças periodontais.

 

 

Terra

Comentários

Tags : , ,

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627