Dia da Saúde Mental: transtornos afetam 15% das pessoas com mais de 60 anos

Publicado em quarta-feira, outubro 9, 2013 ·

Foto:GeriatraCuritibaUma das causas apoiadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) está sendo celebrada neste 10 de outubro em várias partes do mundo. É o Dia Mundial da Saúde Mental, evento que busca unir esforços para acabar com a estigmatização e a discriminação associadas aos problemas de saúde mental. Ao mesmo tempo, atividades são realizadas para levar conhecimento acerca do trabalho realizado com doentes mentais, expondo as reivindicações e necessidades mais recorrentes das pessoas com enfermediddes mentais bem como seus familiares.

O tema da edição deste ano abordará a saúde mental em idosos, já que dados da OMS revelam que a proporção de pessoas mais velhas está aumentando rapidamente no mundo, com a estimativa de que, até o ano de 2100, a quantidade da população com 60 anos aumente mais de três vezes. Além disso, há a comprovação de que os transtornos neuropsiquiátricos representam 6,6% da descapacidade total nesse grupo etário e de que 15% dos adultos de 60 anos ou mais possuem algum transtorno mental.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

Organizado pela Federação Mundial para a Saúde Mental (WFMH), com o apoio da OMS, estão programadas atividades em mais de 100 países sobre o tema. No Uruguai, além de uma palestra haverá uma apresentação de experiências por diretores de centros geriátricos e psicólogos especializados no trato com a terceira idade. Já o projeto mexicano NeuroSalud dedicará o dia a palestras sobre neurociência aplicada à saúde mental, evidências moleculares do envelhecimento e a saúde mental no estado de Guanajuato.

No Brasil, a Universidade do sul de Santa Catarina (Unisul) debaterá a reforma psiquiátrica no Brasil, saúde mental no sistema de justiça e apresentação de grupos de trablho. No tocante à saúde mental no país, a OMS faz exigências para mais investimentos em serviços de prevenção e tratamento das doenças mentais, neurológicas e de distúrbios associados ao uso de drogas e outras substâncias. Desta forma, seriam criadas formas mais eficazes e mais humanitárias de serviços.

Fonte: Adital

Comentários

Tags : , , , , ,

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627