Deputado defende a aprovação urgente da PEC que exige diploma para jornalistas

Publicado em quinta-feira, Março 8, 2012 ·

O deputado federal Romero Rodrigues (PSDB/PB) defende em Brasília a aprovação da PEC 033/2009, que acrescenta o art. 220-A a Constituição Federal, para dispor sobre a exigência do diploma de curso superior de comunicação social, habilitação jornalismo, para o exercício da profissão de jornalista.

A PEC do Diploma, cuja aprovação corrigirá o equívoco do Supremo Tribunal Federal (STF), está na ordem do dia da sessão pós-feriado do Senado Federal. Lamentavelmente segundo o Sindicato dos Jornalistas da Paraíba (Sindjor-PB) a data aumenta, de forma significante, a possibilidade de esvaziamento do plenário e a não existência de quórum qualificado para que haja votação.

Exatamente para não correr o risco do adiamento da votação, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e os sindicatos filiados estão convocando a categoria para agir em bloco e pressionar os senadores a comparecerem à sessão e garantir que a PEC 033 seja aprovada com ampla maioria.

O Sindicato dos Jornalistas da Paraíba (Sindjor-PB) é uma das entidades sindicais que entrou em campo para incentivar e mobilizar os profissionais a engrossarem o coro em favor da PEC do Diploma. “Como membros da diretoria estamos nos mobilizando, encaminhando emails, utilizando as redes sociais e até mantendo contato direto com os senadores da Paraíba para tentar garantir que os mesmos se façam presentes na sessão do dia 16 e que vote a favor da PEC 033”, explicou Rafael Freire, presidente do Sindjor-PB.

A entidade sindical paraibana também tem encaminhado emails para os profissionais da comunicação pedindo o apoio e a adesão à mobilização, disponibilizando concomitantemente as listas de contatos de todos os senadores e deputados da federação. Nas mensagens também foram incluídos os perfis no twitter dos senadores paraibanos (@cassiocl, @senadorvital e @cicerolucena) para que a pressão também possa ser exercida na rede social. A estratégia aproveita o fato dos políticos do Estado serem bastantes presentes e atuantes neste tipo de ferramenta de comunicação.

Assessoria para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627