Deputada Nilda Gondim assume defesa da implantação de um campus da UFPB na cidade de Guarabira

Publicado em terça-feira, Abril 19, 2011 ·

ufpbA implantação de um campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na cidade de Guarabira é mais um compromisso de luta da deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB). O assunto foi tratado no último sábado (16) por ocasião de entrevista concedida pela parlamentar ao programa Tribuna Livre, da Rádio Cultura de Guarabira, comandado pelos radialistas Rafael Sam, Rudiney Araújo e Rodrigo Costa. O campus da UFPB em Guarabira é uma reivindicação antiga da sociedade local, e há inclusive a sugestão de que ele seja instalado no prédio onde funcionou o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que hoje encontra-se abandonado.

Acompanhada do suplente de senador e empresário João Rafael, Nilda Gondim assegurou que vai defender o pleito, em Brasília, junto aos ministros da Educação, Fernando Haddad (para implantação do campus), e da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho (para disponibilização do prédio), e que para isso contará com o apoio do senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB). “Guarabira é uma cidade pólo de desenvolvimento em torno da qual se destacam cerca de trinta municípios do Brejo paraibano e áreas adjacentes, necessitando, portanto, de todos os instrumentos necessários ao crescimento social e econômico, dentre eles o maior acesso ao conhecimento científico proporcionado pelas Instituições de Ensino Superior”, ressaltou a deputada.

Reforçando também a defesa da abertura de uma unidade do Instituto Federal de Educação Tecnológica na cidade, Nilda Gondim falou também da necesidade de que sejam criadas as condições para a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, iniciativa que envolve os Governos federal, estadual e municipal.

Durante a entrevista à Rádio Cultura, Nilda Gondim foi saudada, por telefone, pela prefeita Fátima Paulino, que a parabenizou pelo seu trabalho como parlamentar e como presidente do PMDB Mulher da Paraíba. Para os ouvintes, e especialmente para as várias lideranças sociais e políticas que acompanhavam o programa na sede da emissora, a deputada destacou o dinamismo e a capacidade profissional e política da prefeita e aproveitou para anunciar que no início do mês de junho estará promovendo o Encontro Regional do PMDB Mulher na Paraíba, oportunidade em que será realizada, também, Convenção para eleição da Comissão Executiva do segmento peemedebista no Estado.

Falando no mês de junho, ela lembrou que, por intermédio do senador Vitalzinho (que também está envidando esforços para a realização da pavimentação asfáltica do aceso à estátua de Frei Damião), o São João de Guarabira terá um aporte financeiro de R$ 200 mil provenientes do Ministério do Turismo. Ela disse ainda que conseguiu a liberação de recursos para os festejos juninos dos municípios de Boqueirão, Juarez Távora, Ingá, Baraúnas, Frei Martinho e Bayeux. Cada uma dessas cidades vai receber R$ 100 mil.

Comarca da Esperança – A deputada Nilda Gondim aproveitou a sua estada em Guarabira para conhecer os projetos realizados pela Associação Menores Com Cristo, que trabalha com meninos carentes, e pela Associação Talita, que trabalha com meninas carentes, e para visitar o Memorial Frei Damião. Após as visitas, ela destacou, na entrevista ao programa Tribuna Livre, da Rádio Cultura, a importância das iniciativas sociais voltadas para as camadas menos favorecidas da sociedade e fez uma referência especial ao projeto “Comarca da Esperança”, de iniciativa do juiz da Vara das Execuções Penais da Comarca de Guarabira, Bruno Azevedo Izidro, que investe na ressocialização dos presidiários do sistema carcerário do Estado.

Com a parceria do empresário João Rafael e de vários segmentos da sociedade guarabirense, o projeto consiste na realização, pelos presos, de trabalhos cuja duração é revertida na redução de suas penas; na oferta de cursos de alfabetização e profissionalização, e especialmente na orientação periódica, feita pelo próprio juiz Bruno Azevedo, sobre a situação legal e prisional de cada detento.

Gabinete da deputada federal Nilda Gondim para o Focando  a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627