Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam aumento de 80% nos casos de leptospirose em JP

Publicado em terça-feira, maio 17, 2011 ·

leptospirose_folheto_1271182524A Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa afirmou na tarde desta terça-feira (17), que apenas nos cinco primeiros meses de 2011, o número de casos de leptospirose aumentou 80% em relação ao mesmo período do ano passado.

Doze casos já foram notificados este ano e estão sendo investigados pela Secretaria de Saúde, destes, sete foram confirmados, um foi descartado e quatro ainda estão em processo investigativo. Durante todo o ano de 2010, 15 casos foram investigados no município.

Um jovem morreu na manhã de hoje no bairro do Roger na Capital. A suspeita é de que ele teria sido vítima de leptospirose. Mas, esta hipótese ainda não foi confirmada por parte dos médicos, tendo em vista a não conclusão de alguns exames decisivos.

Leptospirose

A leptospirose, também chamada de Mal de Adolf Weil ou, na sua forma mais grave, Síndrome de Weil. É uma doença bacteriana que afeta seres humanos e animais e que pode ser fatal.

Foi classificada em 1907, graças a um exame post mortem realizado com uma amostra de rim infectado – mas vale lembrar que a doença já havia sido identificada em 1886, pelo patologista alemão Adolf Weil (em sua “homenagem”, a doença recebeu o nome de “Mal de Weil”).

Pode ser classificada em:

* Forma anictérica (sem amarelamento da pele) ou com poucos sintomas. É a forma mais benigna e presente em 90% dos doentes.

* Forma ictérica (pele amarelada) ou Doença de Weil. Forma mais grave que acomete 10% dos doentes. Pode levar à morte.

É uma zoonose causada por uma bactéria do tipo Leptospira.

Pollyana Sorrentino com informações do repórter Wendell Rodrigues, da TV Correio

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627