Cursos da Universidade Estadual da Paraíba recebem avaliação positiva do Ministério da Educação

Publicado em quinta-feira, outubro 10, 2013 ·

UEPBMais uma vez a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) obteve bons resultados na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) Dois cursos da Instituição – Bacharelado em Ciências Contábeis, do Câmpus de Monteiro, e Direito, do Câmpus de Campina Grande, obtiveram nota 4 no exame 2012 do Ministério da Educação e Cultura (MEC), que possui nota máxima 5.

Além destes, outros cursos da UEPB também apareceram bem avaliados no Enade, a exemplo do curso de Relações Internacional, do Câmpus de João Pessoa; Administração, do Câmpus de Patos; Ciências Contábeis, Psicologia, Administração e Comunicação Social, ambos do Câmpus de Campina Grande, todos com nota 3.

Segundo o pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, dentro do contexto de avaliação do Enade, os cursos da UEPB avaliados apresentaram regularidade entre os exames de 2009 e 2012, onde Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Psicologia e Direito de Campina Grande mantiveram seus conceitos entre 3 e 4. Essa mesma regularidade também foi observada no curso de Relações Internacionais.

“Destaca-se o desempenho dos cursos de Administração, de Patos, e Administração a Distância (EAD), avaliados pela primeira vez, mas que obtiveram conceitos satisfatórios. Mas o grande destaque desta edição foi o Curso de Ciências Contábeis, do Câmpus de Monteiro, que recebeu conceito 4 já em sua primeira avaliação”, ressaltou o professor, acrescentando que a Universidade continua a investir em seus cursos de graduação, seja na infraestrutura física, capacitação docente, programas de apoio acadêmico e programas de assistência estudantil.

Diretor do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE), no Câmpus de Monteiro, o professor Joelson Pimentel afirmou que o bom desempenho do curso na avaliação do Enade é resultado do esforço do corpo docente da Instituição. Segundo avaliou o professor, o Curso de Ciências Contábeis tem um corpo docente qualificado, um quadro de funcionários empenhado e comprometido com o ensino, e estudantes esforçados.

Com sete anos de existência, o curso já tem inclusive ex-aluno fazendo doutorado e vários fazendo mestrado. Como fruto desse trabalho, o curso implantou recentemente a primeira pós-graduação oferecida para os bacharéis de Ciências Contábeis, na região do Cariri paraibano. A especialização na área Auditoria e Perícia Contábil, por exemplo, surgiu para absorver os graduandos do curso.

O professor Jaime Clementino, diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UEPB, destaca que a boa avaliação obtida pelo curso de Direito é fruto, principalmente, da qualificação dos profissionais que lecionam na área. “Nos últimos anos aumentamos consideravelmente o número de professores doutores, o que eleva a qualidade do ensino e acaba por fazer os alunos se interessarem mais”, disse.

Para ele, outros fatores também contribuíram para o bom desempenho. “Ampliamos o acervo da nossa biblioteca, que também está muito bem atualizado; os nossos alunos estão tendo mais acesso à tecnologias que auxiliam o aprendizado. Estas ferramentas inseridas fizeram a evolução ser significativa, ao ponto de termos sido reconhecidos pelo Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) como um dos melhores cursos de Direito do país e termos tido 100% de aprovação na última prova da OAB”, comentou professor Jaime.
O exame

O índice do Enade é formado pelo desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, pela avaliação da estrutura da universidade e pela formação do corpo docente – quanto maior o número de professores mestres ou doutores, maior a nota. Ele monitora a qualidade dos cursos de graduação e divide as instituições em faixas que vão de 1 a 5.

Avaliações abaixo de três são consideradas insatisfatórias pelo Ministério da Educação (MEC). Os conceitos 1 e 2 são considerados abaixo da média. Para estarem em um nível aceitável de prestação de serviços de educação, é preciso tirar de 3 a 5. Os cursos da UEPB avaliados nesta edição do exame foram Administração (Campina Grande e Patos), Direito (Campina Grande e Guarabira), Psicologia, Ciências Contábeis (Campina Grande e Monteiro), Relações Internacionais e Comunicação Social.

Participaram do Enade 2012 um total de 7.228 cursos, pertencentes a 1.646 instituições da Educação Superior brasileiras. Os universitários fizeram a prova em novembro do ano passado para avaliar os cursos de Bacharelado em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo, além dos cursos superiores de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

Redação iParaiba com Ascom

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627