Curso EaD: 5 dicas para estudar na internet

Publicado em segunda-feira, novembro 13, 2017 · Comments 

Estudar online pode parecer muito fácil, mas algumas características dessa modalidade podem atrapalhar o seu processo de aprendizado. Confira algumas dicas para que isso não ocorra.

Estudar sem sair de casa parece ser algo maravilhoso. Entretanto, alguns detalhes dessa modalidade podem tornar o processo de aprendizado mais complicado para algumas pessoas. Esse segmento não ter um horário definido para estudo, te dar a possibilidade de assistir aulas na cama e não ter trabalhos para apresentar na frente da turma podem ser pontos positivos para você.

Mas também podem ser negativos e fazer com que você não consiga progredir. Para que isso não aconteça, é preciso ter em mente alguns conselhos básicos. Veja algumas dicas fundamentais para ser um estudante online de sucesso.

1.   Tenha os equipamentos necessários

Embora seja um pouco óbvio, muitas pessoas se esquecem desse passo. Você precisa ter certeza de que possui toda a tecnologia necessária para assistir as suas aulas. Ter um bom sinal de internet, um bom computador é importante. Também verifique se vai ser necessário ter um microfone ou uma webcam.

2.   Encontre a melhor maneira de aprender

Você só vai conseguir ter sucesso em suas aulas virtuais se conhecer o seu tipo de aprendizado. Saiba de que maneira você aprende de forma mais eficiente, assim poderá aproveitar as ferramentas. Na internet é possível encontrar vários tipos de recursos que podem te ajudar a aprender melhor. Como por exemplo, textos, fotos, vídeos, infográficos, exercícios, simulados.

3.   Tenha disciplina

É fundamental criar uma rotina para estudar a distância. Defina em que hora vai iniciar e terminar de estudar, quando vai fazer as tarefas e trabalhos. Além disso, é importante garantir que nesse momento de estudo, não tenham distrações na casa. Desligue a televisão, sai das redes sociais, coloque o celular no silencioso e informe aos que moram com você de que está ocupado.

4.   Aprenda a trabalhar sozinho

A maior vantagem de um curso presencial ou da escola tradicional é ter a possibilidade se reunir com colegas e realizar trabalhos em grupo. Ao estudar a distância, as chances disso acontecer são muito pequenas. Você precisa conseguir fazer as tarefas forma individual.  Aprenda a trabalhar sozinho e não permita que isso te desmotive a entregar os trabalhos no prazo.

5.   Não se cobre mais que o necessário

Cobrança em excesso nunca é saudável. Não cobre muito de si mesmo. Foque em gerenciar o seu tempo, planejar as suas tarefas, se esforçar para aprender, mas não deixe de ter momentos de lazer e descanso.

Dica extra: assista seminários e palestras virtuais

Manter-se atualizado é muito importante. Graças aos avanços tecnológicos, não é preciso se deslocar para assistir uma palestra ou eventos organizados por especialistas. Muitas empresas de diversos segmentos optam por realizar webinar gratuito, e disponibilizados na internet.

A plateia acompanha a fala do especialista online, pode interagir, fazer perguntas via chat, ler os materiais disponibilizados pelos organizadores.  A tecnologia também permite que o professor compartilhe a tela do seu computador, de forma que ela apareça diretamente no aparelho dos usuários do webinar. Por meio desse formato é bem mais fácil acompanhar as explicações.

Assessoria

Acompanhe mais notícias do FN nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram

Entre em contato com a redação do FN:  WhatsApp (83) 99907-8550. 

E-mail: jornalismo@focandoanoticia.com.br

Tags :




outras notícias