verão com saúde

Cuidados básicos para aproveitar o verão sem preocupações

Publicado em sexta-feira, janeiro 31, 2020 ·

Para aproveitar as férias, os feriados e o verão com saúde, saiba quais são os cuidados que devem ser tomados.

Por mais que estejamos acostumados a lidar com altas temperaturas durante todo o ano, no verão, elas são cada vez maiores e os raios solares ainda mais intensos. Portanto, devemos tomar certas precauções a fim de evitar possíveis problemas de saúde.

Para isso, há alguns itens que podem ser utilizados, como chapéus — que diminuem as áreas do corpo que recebem o contato direto do sol — e produtos que amenizam o suor, que previnem o surgimento de brotoejas, dermatites e demais alergias.

E, além desses, há outros cuidados que devem ser tomados para que essa estação seja aproveitada como ela merece: com muita alegria e diversão, e sem nenhum tipo de acidente ou imprevisto.

Os 5 cuidados básicos que precisam ser tomados no verão

Listamos os 5 principais cuidados com a saúde que precisam ser tomados durante o verão.

1. Mantenha-se hidratado

Durante o verão, há maior perda de água corporal devido à maior quantidade de suor — que equilibra a temperatura do corpo por meio da liberação do calor. Além disso, outros nutrientes, como os sais minerais, também são perdidos e necessitam de reposição.

Por esse motivo, é fundamental ingerir, no mínimo, 2 litros de água por dia para manter-se hidratado, além de outras bebidas hidratantes, como água de coco, suco de frutas naturais e isotônicos.

2. Sempre aplique protetor solar

Os protetores solares protegem a pele dos raios ultravioleta (UV), que são extremamente nocivos à saúde e podem gerar até mesmo um câncer de pele.

Além disso, a exposição excessiva ao sol também causa envelhecimento precoce, modificações histológicas e químicas na epiderme, fotoconjutivite, catarata e cegueira progressiva.

Para evitar todos esses danos, inclua o filtro solar na sua rotina, independentemente da estação do ano. Quanto maior for o FPS (fator de proteção solar) escolhido, maior será o tempo de segurança, mas atente-se a sempre reaplicá-lo assim que a camada anterior já não estiver fazendo efeito.

3. Consuma alimentos saudáveis

Uma rotina alimentar saudável traz inúmeros benefícios e, durante o verão, é ainda mais importante fazer escolhas alimentares melhores, pois alimentos como frutas e saladas diminuem o calor e, consequentemente, previnem a desidratação.

Ademais, guloseimas como doces, frituras e bebidas como refrigerantes devem ser evitados ao máximo devido ao seu alto potencial de desidratação.

4. Lembre-se de cuidar dos cabelos

Proteger o cabelo vai além da parte estética, pois também envolve questões relacionadas à saúde. O cloro presente nas piscinas e as águas salgadas dos mares, além do vento e do próprio calor, danificam os fios.

As consequências desses danos podem envolver desde o ressecamento dos fios — já que os fatores citados eliminam as proteínas e a água das madeixas — até a queda do cabelo.

Alguns dos principais cuidados a serem tomados são:

5. Não exagere na ingestão de bebidas alcoólicas

Seja uma cerveja gelada, um chopp direto do barril ou uma caipirinha de limão com muito gelo, mesmo quem não bebe admite que essas bebidas têm tudo a ver com o sol e o calor do verão.

Entretanto, engana-se quem pensa que essas bebidas refrescam. Pelo contrário: o álcool é diurético, característica que eleva o risco de desidratação do organismo. Além disso, a ingestão excessiva — principalmente no calor — pode ocasionar desmaios, perda de consciência e até mesmo desenvolver quadros hipoglicêmicos.

Para não correr nenhum desses riscos, consuma as bebidas moderadamente, e, se possível, ingira água ou outros líquidos hidratantes em conjunto, como água de coco e suco de frutas. Ademais, jamais beba de estômago vazio, tenha sempre um petisco disponível para degustar.

 

Conteúdo Gear Seo

 

 

Comentários

Tags : , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627