Crianças paraibanas serão examinadas para prevenir AVCs

Publicado em terça-feira, novembro 15, 2011 ·


Doppler transcraniano: arma eficaz no combate ao AVC infantil

Pelo menos 40 crianças com a doença falciforme deverão realizar na sexta-feira, 18, o exame do  Doppler Transcraniano no Hemocentro de João Pessoa. O mutirão é parte da campanha “DTC contra AVC”, que está percorrendo várias cidades pelo Brasil e tem como objetivo principal prevenir o acidente vascular cerebral (AVC).
Christine Battistini, fundadora do Instituto Espaço de Vida (www.espacodevida.org.br), que promove a campanha pelo país, explica que este tipo de hemoglobinopatia pode provocar anemia, icterícia, crises de dor e complicações em órgãos como fígado, pulmões e sistema nervoso central. Provocando o entupimento dos microvasos sanguíneos na região do cerébro, a doença falciforme tem provocado óbitos em crianças com a doença nos primeiros cinco anos de vida.
Battistini informa que a campanha já alcançou mais de 1.200 exames realizados desde maio deste ano. “Aproximadamente 11% das crianças que possuem este tipo de anemia poderão apresentar AVC, derrames que podem causar lesões graves e definitivas, até os 20 anos de idade”, afirma ela. Para a prevenção, basta realizar o DTC, um exame que identifica os riscos das crianças com a doença a terem um AVC. “É uma avaliação cerebrovascular rápida, segura e não-invasiva”, diz Dra. Sandra Cibele Leite, hematologista do Hemocentro.

Com informações extraídas de: http://jornaldaparaiba.com.br/blog/emfamilia/post/12705_riscos-da-anemia–falciforme

Associação Paraibana de Portadores de Anemias Hereditárias para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627