PSE: Crianças e adolescentes em Bananeiras são prioridade

Publicado em terça-feira, outubro 25, 2011 ·


saude bananeirasEm Bananeiras o Programa Saúde nas Escolas –PSE- vem desenvolvendo ações que têm contribuído para uma atuação mais eficaz junto à criança e ao adolescente nas escolas municipais, no que se refere ao acompanhamento no desenvolvimento físico, mental, social e cognitivo.

Para tanto, as duas instâncias, Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde, deram-se as mãos, literalmente, promoveram capacitação das equipes de saúde (PSF) e dos professores da rede pública com a finalidade de aplicar um questionário individualmente para os alunos onde pudessem detectar problemas visuais, auditivos, deficiências física e mental, deficiência nutricional, problemas de aprendizagem e outros.

Em tempo hábil os questionários foram recolhidos, a partir daí e foi realizada triagem dos alunos que apontaram algum tipo de deficiência, esses alunos foram avaliados em loco por uma equipe multiprofissional e alguns encaminhados para atendimento conforme necessidade específica.

Com os dados dessa avaliação foram traçados planos de trabalho entre as equipes de saúde e escolas das áreas afins, entre as secretarias de saúde e educação para melhor atendimento dessas crianças e adolescentes.

Acreditamos que essa ação contribuirá muito na prevenção, no cuidado e na atenção dos estudantes, favorecendo para um melhor aprendizado, uma vez que terão atendimento individualizado e resoluções conforme as necessidades específicas.

(Texto: Aderlane Maria Rodrigues Cordeiro – Psicóloga do NASF de Bananeiras)

Joelma Oliveira/Casa Pequeno Davi/Especial para Selo UNICEF

Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627