CPI do Tráfico de Pessoas apresenta relatório nessa quarta-feira

Publicado em terça-feira, dezembro 18, 2012 ·

 

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas apresenta nessa quarta-feira (19) seu relatório final, elaborado pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA). Presidida pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), a CPI  foi instalada em abril de 2011 para investigar as causas do trafico, suas consequências, rotas e responsáveis, entre 2003 e 2011. O período é o tempo de vigência da Convenção de Palermo, assinada em 2000 para promover a cooperação para prevenir e combater a criminalidade organizada internacionalmente.

O tráfico de pessoas é a terceira atividade mais lucrativa do crime organizado no mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas. Dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime indicam que essa modalidade de tráfico faz cerca de 2,5 milhões de vítimas por todo o mundo e movimenta aproximadamente US$ 32 bilhões por ano.

Dez por cento deste montante passaria pelo Brasil, um dos cinco países com maior incidência desse tipo de crime. Em diligências, os integrantes da CPI visitaram a Bahia, Rio Grande do Norte e Amazonas, entre os estados onde há registros desse tipo de crime. Os senadores identificaram a passsagem pelo país de mais de 200 rotas de comercialização ilegal de seres humanos, que têm nas crianças e nas mulheres de famílias pobres as vítimas mais frequentes. Em geral, essas vítimas são submetidas a exploração sexual, trabalho forçado, adoção ilegal e mesmo comercialização de órgãos.

A reunião da CPI está marcada para as 10h30, na sala 02 da Ala Nilo Coelho.

Fonte: Agência Senado

Focando a Notícia

Comentários

Tags : , , , ,

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627