Couto conclama parlamentares a enfrentar violência sexual contra crianças e adolescentes

Publicado em sexta-feira, outubro 19, 2012 ·

 

O apelo foi feito após o deputado comentar informação divulgada pelo MPPB

O deputado Luiz Couto (PT-PB) fez referência, na quinta-feira (18), à informação do Ministério Público da Paraíba (MPPB) que mostra que foram registradas de janeiro a agosto/2012, através do Disque Denúncia Nacional (Disque 100), 516 casos de violência contra crianças e adolescentes no estado.

Da tribuna da Câmara Federal, o parlamentar destacou, baseado na notícia do MPPB, que 72% das denuncias se referem a abuso sexual e 28% à exploração sexual. No período de janeiro a março de 2011, prosseguiu, computou-se 510 denuncias e em 2012, no mesmo período, 697 envolvendo abuso e exploração sexual de crianças a adolescentes.

Depois de explicar que os dados são colhidos por meio do Disque Denuncia Nacional (Disque 100), Couto ressaltou que os números revelam uma flagrante violação aos direitos humanos, “que se torna ainda mais grave quando atinge crianças e adolescentes porque cria obstáculos ao desenvolvimento saudável da sexualidade e interfere no seu processo de amadurecimento”.

Segundo o deputado, a violência sexual contra crianças a adolescentes está expressa de maneira diversificada, seja no abuso sexual intrafamiliar e interpessoal ou na exploração sexual comercial e não comercial, que se caracteriza através da prostituição, pornografia e pedofilia via internet, turismo sexual e tráfico de pessoas para fins sexuais.

Luiz Couto salientou que essa violência ocorre num contexto de imposição de poder do adulto sobre a criança ou adolescente, refletindo as desigualdades socioeconômicas, raciais, étnicas e de gênero que marcam a sociedade.

“Queremos, mais uma vez, manifestar a nossa indignação, a nossa luta e o nosso compromisso contra todos os tipos de violações contra crianças e adolescentes”, pronunciou Couto, que em seguida conclamou seus pares a fazer o mesmo: “solicitamos às senhoras e senhores parlamentares que assumam nesta casa o compromisso de cada vez mais levar a sério a luta contra a violência sexual”.

Ascom dep. Luiz Couto

Comentários

Tags : , , , , , , ,

REDES SOCIAIS









ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627