Couto chama companheiros para discutir Reforma Política e Reforma do Estatuto Petista

Publicado em segunda-feira, Maio 2, 2011 ·


O deputado federal Luiz Couto (PT) alerta seus companheiros de partido para a importância de debater outros pontos de pauta antes da especulação de possíveis nomes que comporão chapas para as eleições de 2012. Ele disse que a sociedade, nesse momento, está interessada em saber que rumo será dado à Reforma Política que está sendo debatida no Congresso Federal e que os petistas deveriam se preocupar mais com a Reforma Interna do estatuto partidário.

“O PT sempre esteve à frente das lutas pela democratização, a ética e modernização do sistema política em nosso país. Não devemos deixar de lado essa bandeira. É desejo da população que a reforma política aconteça e que possa garantir a participação popular nas decisões, a pluralidade de idéias e programas partidários que realmente representem os anseios da sociedade”, disse Couto.

De acordo com Luiz Couto, o PT, que na Câmara Federal está com a relatoria da proposta de Reforma Política, através do deputado Henrique Fontana, defende, além de outros pontos, a manutenção do sistema de voto proporcional, o financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais, o voto em lista pré-ordenada democraticamente elaborada, a fidelidade partidária, o fim das coligações proporcionais e a facilitação dos instrumentos de democracia participativa (iniciativa popular em matéria legislativa, referendos e plebiscitos).

Já em relação ao Estatuto do PT, o deputado disse que a Paraíba está atrasada no debate interno. “Precisamos de mecanismos para que ocorra a participação dos filiados petistas na discussão da reforma partidária. O PT é o único partido que realiza eleições internas, mas ultimamente essas eleições têm gerado certos embaraços, o que no meu entender deve ser um ponto importante de discussão e de escuta dos filiados”, destacou o parlamentar.

Assessoria para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627