Corinthians domina, vence São Paulo e mantém tabu no Pacaembu

Publicado em domingo, Fevereiro 12, 2012 ·

Foto: Edson Lopes Jr./Terra
Foto: Edson Lopes Jr./Terra

O Corinthians poupou três titulares do setor ofensivo, mas foi superior ao São Paulo no clássico deste domingo e venceu por 1 a 0, com gol de Danilo, pela 7ª rodada do Campeonato Paulista. O resultado manteve o tabu entre os dois rivais no Estádio do Pacaembu: nos últimos seis confrontos, foram seis vitórias alvinegras. O último triunfo tricolor no estádio municipal aconteceu em 2005, quando venceu por 5 a 1.

Sem os poupados Liedson, Alex e Emerson, o time de Tite dominou o meio de campo, aproveitou a liberdade de seus laterais e foi melhor que o São Paulo durante praticamente toda a partida. Com Jadson muito apagado em campo – perdeu um pênalti que poderia ter empatado o jogo no fim do primeiro tempo – a equipe de Leão sofreu para levar a bola aos atacantes e não conseguiu escapar da marcação firme do adversário.

A situação tricolor se complicou ainda mais quando João Filipe foi expulso infantilmente no segundo tempo, após falta sem bola em Jorge Henrique. No final, ainda houve tempo para a reestreia de Douglas com a camisa corintiana: o meia entrou em campo aos 37min do segundo tempo no lugar de Danilo.

Agora, o Corinthians soma 17 pontos, mesmo número do Palmeiras – o time alviverde, porém, segue na liderança devido ao saldo de gols (8 a 6). Já o São Paulo parou nos 14 pontos, mas segue tranquilo dentro da zona de classificação para a segunda fase.

O jogo

Como esperado, Tite poupou três de seus principais titulares já pensando na estreia na Libertadores, nesta quarta-feira: Alex, Emerson e Liedson deram seus lugares a Jorge Henrique, Willian e Élton. O esquema corintiano foi o 4-2-3-1 habitual, com Danilo na armação. Já Leão montou o São Paulo com João Filipe na lateral direita na vaga do vetado Piris, e Jadson se aproximando da dupla de ataque formada por Lucas e Willian José.

A partida começou com o Corinthians tomando a iniciativa e marcando a saída do São Paulo, enquanto o time tricolor preferia recuar para a intermediária e esperar os donos da casa. Os ânimos também iniciaram quentes, e com 15 minutos o árbitro Raphael Claus já havia dado três amarelos por entradas fortes, para Wellington, Cícero e Paulinho.

A equipe do Morumbi começou mais perigosa, apostando no contra-ataque: aos 9min, Cortez arriscou de longe e Júlio César espalmou para o lado. O Corinthians respondeu dois minutos depois, após linda bola de Jorge Henrique para Fábio Santos, que invadiu a área desmarcado e tocou para Danilo; o meia bateu forte de pé esquerdo, e Denis fez grande defesa.

Os comandados de Tite rapidamente se assentaram no jogo e passaram a dominar as ações. O São Paulo sofria com a distância entre meio e ataque, com Jadson avançado demais e influenciando pouco o jogo no meio de campo. Aos 15min, Jorge Henrique abriu bem para Willian, mas o atacante errou o último passe. Com 21min, veio o gol alvinegro: Jorge Henrique bateu escanteio na segunda trave e Danilo subiu para cabecear forte, sem chance para Denis.

Com Casemiro e Cícero errando passes, a bola não chegava ao trio ofensivo são-paulino. O Corinthians aproveitava para contragolpear: aos 25min, Willian deu bom passe para Elton, que não dominou, mas Jorge Henrique pegou a sobra e chutou para fora. Os tricolores conseguiram encaixar um ataque aos 33min: Cícero puxou contra-ataque, tocou para Jadson e a bola chegou até Lucas, que arriscou de fora da área e errou o alvo.

Ninguém acompanhava os laterais do Corinthians, que seguiam subindo ao ataque sem marcação. Aos 37min, Fábio Santos passou como quis por João Filipe e bateu forte, para nova ótima defesa de Denis. No banco, Leão se irritava a cada erro de passe tricolor.

Mesmo jogando mal, o São Paulo quase empatou duas vezes no fim do primeiro tempo. Aos 43min, Rhodolfo cabeceou forte após bola alçada e Ralf salvou o Corinthians em cima da linha. Na sequência do lance, Cortez driblou Alessandro na área e foi derrubado. Jadson foi para a batida do pênalti, mas cobrou muito mal e isolou por cima do travessão.

Os times voltaram sem alterações para o segundo tempo, e o panorama do jogo não mudou: Corinthians bem postado em campo e fechando a saída são-paulina, e o time tricolor com dificuldades para levar a bola ao ataque. Os laterais corintianos seguiam com muita liberdade para apoiar: aos 8min, Fábio Santos apareceu com espaço gigantesco pela esquerda, mas cruzou muito alto para Élton.

Mesmo marcado de perto por Willian, Cortez se apresentava como a melhor opção ofensiva do São Paulo. Aos 12min, o lateral subiu à frente e fez jogada que sobrou para Casemiro; o volante chutou e Júlio César pegou firme. Insatisfeito, Leão mudou três de uma vez: saíram Jadson, Casemiro e Willian José para as entradas de Fernandinho, Maicon e Osvaldo. Mas não deu nem tempo de as mudanças surtirem efeito, já que João Filipe levantou Jorge Henrique sem bola e foi expulso na hora.

Com um a mais, o Corinthians voltou a dominar a partida. Com 18min, Danilo e Paulinho trabalharam jogada para o chute de Willian, mas Denis espalmou bem. O ritmo do confronto caiu em seguida, e uma nova chance só foi criada aos 29min: Fernandinho finalizou e Júlio César pegou. O São Paulo adiantou a marcação e tentou pressionar, mas seguiu com dificuldades para incomodar o gol corintiano.

Os comandados de Tite tiveram chance de ouro para ampliar aos 32min, quando Ralf invadiu a área sozinho, mas se atrapalhou com a bola e acabou desarmado por Paulo Miranda. Douglas fez sua reestreia aos 37min e teve atuação discreta, fazendo a bola circular no meio de campo. Logo o apito final chegou, e o tabu de sete anos no Pacaembu foi mantido pelo Corinthians.

FICHA TÉCNICA

Corinthians 1 x 0 São Paulo

Gol
Corinthians: Danilo, aos 21min do 1º tempo

Corinthians
Júlio César; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Paulinho e Ralf; Willian (Gilsinho), Danilo (Douglas) e Jorge Henrique; Élton. Técnico: Tite

São Paulo
Denis; João Filipe, Paulo Miranda, Rhodolfo e Cortez; Casemiro (Maicon), Wellington e Cícero; Jadson (Fernandinho); Lucas e Willian José (Osvaldo). Técnico: Emerson Leão

Cartões amarelos
Corinthians: Paulinho, Fábio Santos, Alessandro e Chicão
São Paulo: Wellington, Cícero e Paulo Miranda

Cartão vermelho
São Paulo: João Filipe

Árbitro
Raphael Claus

Local
Estádio do Pacaembu, São Paulo (SP)

Terra

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627