Coperve divulga, nesta segunda, gabarito oficial do PSS 2012

Publicado em segunda-feira, novembro 28, 2011 ·

copervA Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulga nesta segunda-feira (28), o Gabarito Oficial Definitivo das provas da 1ª e 2ª série do PSS-2012 aplicadas nos dias 20 e 21 de novembro.

Foram recebidos 05 recursos sobre questões de provas da 1ª série e 05 sobre questões das provas da 2ª série.

Após os recursos serem submetidos à apreciação das Bancas Elaboradoras, apenas as questões de nº 44 e 48 da prova de Biologia da 1ª série registram modificações no Gabarito Oficial Definitivo, conforme esclarecimentos a seguir:

Gabarito Oficial Definitivo das provas da 1ª série.

– Foi mantido o gabarito oficial preliminar b da questão nº 18 da prova de Matemática. Justificativa: A alternativa b registra o tempo, 02 anos e 06 meses, em que a taxa média diária de monóxido de carbono atinge o valor de 61 partes por milhão (ppm). Para qualquer período de tempo superior a 2 anos e 06 meses, a taxa média já será maior que 61 ppm. Do ponto de vista prático, o momento em que a taxa média atinge 61 ppm é o mesmo em que ela o ultrapassa.

– Foi mantido o gabarito oficial preliminar a da questão nº 27 da prova de Física. Justificativa: Como na questão o vagão desce a rampa, e não existe tração motora nas rodas do mesmo, a força de atrito nas rodas do vagão tem sentido contrário ao do seu movimento, portanto está orientada para cima.

– Foi mantido o gabarito oficial preliminar I, II, III, V da questão nº 31 da prova de Física, uma vez que a afirmativa V da questão foi mantida como correta. Justificativa: A afirmativa V está correta por motivo de estar explicitado na prova que a resistência do ar deve ser desprezada. Não havendo resistência do ar, não existem também vibrações sonoras, logo a energia sonora deve ser desconsiderada nessa prova.

A questão nº 44 da prova de Biologia admitirá, além da alternativa b, também a alternativa c como resposta correta. Justificativa: Na alternativa c constou a expressão “inorgânicos” quando deveria ter constado “orgânicos”. Tal fato tornou a alternativa correta.

A questão nº 48 da prova de Biologia passa a considerar como verdadeiras apenas as afirmativas I e V. Justificativa: na afirmativa III, considerada correta no gabarito preliminar, foi grafado SO4, quando deveria ter sido grafado  , o que tornou a afirmativa incorreta.

Gabarito Oficial Definitivo das provas da 2ª série.

– Foi mantido o gabarito oficial preliminar I, II, III, V da questão nº 22 da prova de Matemática. Justificativa: Os dados da linha da tabela referente ao Estado do Pará formam uma função cujo domínio é constituído pelos anos de 2004 a 2009. As imagens dessa função nos anos indicados não são decrescentes.

– Foi mantido o gabarito oficial preliminar c da questão nº 33 da prova de Química. Justificativa: A alternativa d foi apontada como correta na reclamação, relacionando-a ao experimento D. No entanto, a alternativa d se refere ao experimento C, e não está correta.

– Foi mantido o gabarito oficial preliminar a da questão nº 42 da prova de Biologia. Justificativa: A argumentação apresentada na reclamação não implica a exclusão da alternativa considerada como correta.

– Foi mantido o gabarito oficial preliminar I, IV da questão nº 46 da prova de Biologia. Justificativa: A afirmativa V não é verdadeira porque a análise do fenótipo solicitada nessa afirmativa deve ser feita em conjunto (porte e produção de leite), e não separadamente como argumentado na reclamação.

– Foi mantido o gabarito oficial preliminar I, II, III da questão nº 55 da prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Justificativa: A afirmativa I foi contestada sob o argumento  de que no fragmento “aquela miséria e aquela desordem lhe causavam repugnância” o   narrador não faz uso do discurso indireto livre. A Banca entende que o narrador recorre ao uso  do discurso indireto livre cuja técnica de narração “mescla a fala do narrador com a do  personagem. Do ponto de vista gramatical, o discurso é do narrador; do ponto de vista do significado, o discurso é do personagem.” (Platão e Fiorin. Para entender o texto. Leitura e  redação. São Paulo: Ática, 1995, p. 185).

O fragmento em questão é um discurso elaborado pelo personagem, dado que revela seu  estado de espírito (acometido de repugnância), em relação ao ambiente em que ele se  encontrava. Nessa forma do discurso, “a fala do personagem não é marcada por verbo de elocução ou por sinais de pontuação”. (Nicola, J. Gramática da palavra, da frase, do texto. São Paulo: Scipione, 2004 p. 462)

De acordo com o presidente da Coperve, João Lins, as decisões dos julgamentos das provas desta etapa do PSS serão conhecidas até esta segunda-feira. Ele informou que as bancas que elaboraram as provas serão as responsáveis pelo veredicto.

No PSS 2012, os mais de 38 mil candidatos concorreram as 6.240 vagas oferecidas na UFPB.  De acordo com informações do presidente da Coperve, João Lins, nas provas da primeira etapa onde foram aplicados conteúdos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, não compareceram 5.586 candidatos. As provas da segunda etapa serão realizadas nos dias 18 e 19 de dezembro com questões do 3º ano. A Coperve programou para o dia 25 de janeiro a classificação final do PSS 2012.

Outras informações e esclarecimentos no endereço eletrônico www.coperve.ufpb.br ou no telefone (83 ) 3244-1580.

Fonte:

Agência de Notícias da UFPB – Marcos Figueiredo/ Com informações da Coperve

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627