Coordenador da Abraço/PB lembra em nota os 10 anos de existência da entidade

Publicado em quarta-feira, julho 6, 2011 ·



MoreiraO coordenador Geral da Abraço/PB, professor e radialista José Moreira da Silva, divulgou nota nesta quarta-feira lembrando o aniversário da entidade que neste dia 06 completa “10 anos de luta pela democratização da comunicação, com exclusividade para as rádios comunitárias”.

Confira a nota na íntegra:

Nesta manhã de quarta-feira, dia 06 de julho de 2011, a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Estado da Paraíba – ABRAÇO/PB, completa exatamente 10 anos de lutas pela democratização da comunicação, com exclusividade para as rádios comunitárias. Nesta década de existência muitas coisas aconteceram, porém, os entraves e as perseguições que as rádios comunitárias sofrem são tantos, que é como se nada estivesse sido feito. Quando a Abraço nasceu apenas uma emissora autorizada se dizia filiada. A Abraço com muitas dificuldades para articular-se levou cerca de 4 anos para regulamentar sua documentação, e hoje conta com 52 filiadas. Muitas estão no ar mais ainda sem autorização. Há pessoas que acham que um processo de autorização tramita facilmente no Ministério das Comunicações por interferência política, quando na verdade dentro do MC há vazamento de informações, pois nossas bases constantemente recebem telefonemas até com citação de sites, dizendo que é uma empresa especializada ou que tem uma pessoa que trabalhou ou tem parentes trabalhando no MC e que pode fazer o avanço na tramitação de processos. Isto significa que enfrentamos não apenas uma força política, mas uma ação criminosa dentro do MC.

Estes 10 anos merecem uma comemoração, pela coragem das verdadeiras pessoas militantes, por todas as rádios comunitárias, mesmo as não filiadas, pois cada autorização é uma vitória contra a mídia comercial que quer impedir até as rádios de caixinhas nos postes. Portanto, companheiras e companheiros, em novembro próximo, por ocasião da nossa Assembléia Geral, faremos um relato completo e as comemorações dos nossos 10 anos de existência como Abraço Paraíba. Em cada localidade deste estado, onde estiver uma rádio comunitária ou uma entidade interessada e com processo tramitando, se sinta parte deste movimento, acesse os contatos e venha ser mais forte junto conosco. A proposta não é tomar o lugar de ninguém, mas ocupar o espaço que é nosso de direito como cidadão e cidadã. Parabéns Abraço Paraíba, parabéns seus fundadores e fundadoras, parabéns a toda sua militância atual, juventude, mulheres, pessoas da cultura, da política, lideranças, técnicas e técnicos, filiadas espalhadas nas 12 Micro-Regiões do Sertão ao Litoral e demais regiões.

Sem comunicação a população não avançará na qualidade de vida e na conquista de direitos. Uma comunicação pública de qualidade é necessária. As rádios comunitárias devem ser eminentemente públicas e dirigidas pela sociedade através de suas representações organizacionais.

José Moreira da Silva

Coordenador Geral da Abraço/PB


José Moreira para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627