Consórcio ‘camufla’ asfalto de viaduto da Copa em Cuiabá para visita da Fifa

Publicado em terça-feira, outubro 8, 2013 ·

visita_fifa_
Operários da obra do viaduto da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), em Cuiabá, foram orientados a “camuflar” parte desgastada do asfato da pista com um grande pedaço de lona na manhã desta terça-feira (8), minutos antes da visita do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke e de autoridades do governo estadual à construção.

FOTOS: Professores protestam Pantanaldurante visita da Fifa à Arena 

Integrante do conjunto de empreendimentos para a instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o viaduto teve a qualidade de seu asfalto reprovada pela Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), mas o consórcio responsável alegou que a lona foi aplicada para a segurança dos trabalhadores, para o tráfego de veículos e máquinas em operação na construção e também “para a visita desta terça-feira”.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

Mesmo depois da instalação de sinalização horizontal e vertical, na última quinta-feira, a Secopa admitiu que a pavimentação sobre o viaduto da Sefaz foi realizada com uma massa asfáltica de baixa qualidade e que, por isso, o consórcio responsável foi notificado para realizar a troca.

O consórcio então se comprometeu a refazer o serviço para entregar a obra do viaduto o mais breve possível. Imediatamente, o consórcio emitiu nota anunciando que trocaria a pavimentação no fim de semana seguinte.

Viaduto da Sefaz em Cuiabá (Foto: Renê Dióz/G1)Trecho de viaduto da Sefaz que sofreu fresagem em imagem da última quinta-feira. (Foto: Renê Dióz/G1)

 

Porém, nada foi feito. A massa asfáltica substituta ainda estaria em fase de testes.

Como a pavimentação não foi refeita, na manhã desta terça-feira ainda estava à vista na cabeceira do viaduto um trecho degradado do asfalto. Secretário-adjunto da Secopa, Allisson Sander explicou na semana passada que máquinas realizaram uma fresagem neste ponto, retirando uma quantidade de asfalto para avaliação, a qual acabou reprovando o material. No entanto, como a área fresada ficou exposta, a chuva que caiu na cidade logo em seguida acabou abrindo buracos na pista, evidenciando ainda mais a baixa qualidade da pavimentação.

Visita da Fifa em Cuiabá (Foto: Ana Cláudia Guimarães/G1)Asfalto foi ‘camuflado’ minutos antes da visita da
Fifa ao local. (Foto: Ana Cláudia Guimarães/G1)

A respeito da troca do asfalto, o consórcio enviou uma nota ao G1, a qual se limita a afirmar que está “se mobilizando para conclusão das obras do viaduto da Sefaz”.

Já sobre o andamento das obras do VLT em geral, as quais sequer chegaram à metade do total (segundo relatório técnico do Tribunal de Contas do Estado), o consórcio declarou que “tem, dentro das frentes liberadas, trabalhado para que o contrato seja cumprido”.

Todo o complexo do VLT tem de ser entregue ao estado em março do ano que vem, conforme o contrato. A obra toda custa mais de R$ 1,4 bilhão e é a mais cara do pacote de empreendimentos de preparação da cidade para a Copa do Mundo de 2014, mas o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, já admitiu que o projeto não se concluirá a tempo em sua totalidade.

g1

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627