Conheça um pouco do trabalho desenvolvido pela ONGIFA de Solânea

Publicado em segunda-feira, novembro 14, 2011 ·


UM POUCO DA HISTÓRIA DA ONGIFA

01A ONGIFA (Organização não-governamental de Integração da Família) é uma ONG que funciona como auxiliadora dos trabalhos envolvendo as famílias da zona urbana e rural de Solânea e comunidades adjacentes.

A ONGIFA surgiu com os trabalhos antes feitos pela Catequese Familiar. Por volta dos anos 90, com o intuito de dar mais qualidade de vida ao homem do campo e da cidade.

Para por em prática seus objetivos a ONGIFA buscou parceria com várias instituições. As primeiras a entenderem, esta necessidade, foram a AS-PTA e a paróquia de Santo Antônio. Com isso surgiu o novo plano de introduzir a experiência de agroecologia nos grupos de agricultores e agricultoras que participam da catequese familiar.

A partir dessas parcerias podemos apoiar e investir em vários projetos. Implantamos programas sociais como a Multimistura, Feira Agroecológica, mutirões de limpeza e construção de barreiros, os trabalhos com plantas medicinais, entre outros.

A nossa história não se resume isto, estamos apenas iniciando a caminhada para um novo tempo.

A Diretoria

PROJETOS EXECUTADOS PELA ONGIFA

A ONGIFA, desde a sua fundação, tem priorizados programas e projetos que antes eram trabalhados apenas pela Catequese Familiar, entre eles podemos citar:

PLANTAS MEDICINAIS

plantasA partir de um diagnóstico, realizado pela Catequese Familiar, iniciou-se o trabalho com Plantas medicinais que a ONGIFA deu prosseguimento e até hoje é uma das principais atividades desta ong.

Destacamos, aqui, algumas pessoas com larga experiência com plantas medicinais, as quais citamos: Tia Nâna, que foi a pioneira desse trabalho, seguida de dona Irene e Maria do Carmo (sítio Bom Sucesso) e Maria Isabel e Zui (sítio Pedra Grande). Estas pessoas além de receberem visitantes, em seus canteiros, compartilham seus conhecimentos com vizinhos, comadres e amigos.

MULTIMISTURA

multimisturaO trabalho com a multimistura teve inicio a partir da  visita a uma família no sitio Poderosa onde se constatou um caso de desnutrição em estado avançado. Com isto surgiu a necessidade de se produzir um complemento alimentar visando recompor as energias e combater a desnutrição, não só na comunidade, acima citada, mas em algumas outras.

Foram criados grupos, em diversas comunidade, com o objetivo de formarem o mutirão de combate a desnutrição. Destacamos, aqui, alguns cooperadores importantes, tais como: Pe. Leonardo, AS-PTA, CONAB, algumas famílias, entre outros.

CAPACITAÇÕES / OFICINAS

capacitaçãocapacitação1Dentro das atividades, da ONGIFA, destacamos, ainda, as diversas capacitações que foram surgindo de acordo com a necessidade dos grupos envolvidos. As capacitações oferecidas foram: Estudos e Manejos das Plantas Medicinais; Manipulação e Uso de Remédios Caseiros; Processamento e uso da Multimistura; Beneficiamento das Frutas Regionais; Oficina para o Aproveitamento de Águas servidas e Espaços físicos (não aproveitados) ao redor da Casa; e outros.

PROJETOS CRIADOS PELA ONGIFA

No decorrer desses 06 anos a ONGIFA criou alguns projetos junto as comunidades assistidas por ele. Os Projetos são:

FEIRA AGROECOLÓGICA

feirafeira1A primeira Feira Agroecológica começou após a ONGIFA, junto com os agricultores e agricultoras participarem  necessidade de se propagar.

Enfrentamos muitas barreira, mudamos de lugar várias vezes, mas estamos na reta final de termos o lugar definitivo para a realização da feira, em Solânea, graças a compreensão do prefeito Dr. Chiquinho, através da Sec. da Agricultura. Hoje temos dois pontos da Feira um em Solânea outro no portão da UFPB.

FUNDO ROTATIVO DE ANIMAIS.

fundoO Fundo Rotativo de Animais foi iniciado no sítio Bom Sucesso, Pedra Grande, Salgado dos Paulos e Goiana. Hoje são beneficiadas mais 5 comunidades e o Assentamento Novo Horizonte

MUTIRÃO DE BARREIROS E TANQUES

multirãoEssa atividade teve início no Sítio Bom Sucesso e pedra Grande estendendo-se, hoje, para os sítios: Goiana, Palma, Saco dos Campos e Cacimba da Várzea

BANCO DE SEMENTES

bancoO Banco de Sementes foi implantado nos Sítios Capivara III, Pedra Grande e na sede da  ONGIFA,  no  total  foram beneficiadas 33 Famílias.

TRABALHO EDUCATIVO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

trabalhoü  Encontros

ü  Estudo sobre a Natureza;

ü  Valor das Plantas e da Arvores ;

Da RESGATE DA CULTURA

resgate

A ONGIFA tem trabalhado para resgatar a cultura através de cursos e palestras, pinturas, danças, artesanato e outras atividades.

NOSSO OBJETIVO

Sob a denominação de “ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL DE INTEGRAÇÃO DA FAMÍLIA – FÉ E VIDA“, A “ONGIFA” tem por finalidade apoiar e desenvolver ações para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente, através das atividades de educação profissional, especial, cultural e ambiental.

NOSSA DIRETORIA

ü  PRESIDENTE: Maria do Socorro Silva Fernandes

ü  VICE-Presidente: Jacinta de Fátima dos Santos

ü  1ª SECRETÁRIA: Ione Macena da Silva

ü  2ª SECRETÁRIA: Maria Tereza da Cruz

ü  1ª TESOUREIRA: Izonaide de Macena

ü  2ª TESOUREIRA: Maria Lúcia Medeiros Arlindo

ü  Conselho Fiscal: Creginaldo C. de Medeiros

ü  Leidiane Silva de Melo

ü  Eronides Martins dos Santos

Fone: (83) 9171-2145 – Socorro Raimundo

9315-5822 – Creginaldo Medeiros

E-mail: socorro.ongifa@gmail.com

cregimedeiros@hotmail.com

Creginaldo Medeiros para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627