Conheça os alimentos que aliviam os desconfortos da gestação

Publicado em sábado, dezembro 8, 2012 ·

Inchaço, enjoo, prisão de ventre, câimbra e alguns outros desconfortos afetam grande parte das mulheres durante a gravidez. E não pense que com o passar do tempo e o desenvolvimento do feto tudo isso vai desaparecer, pois alguns desses sintomas costumam durar até o nascimento do bebê. Mas, para você não desistir de ser mãe desde já, aí vai uma boa notícia: a alimentação correta é capaz de amenizar todos esses incômodos comuns na gravidez.

De acordo com a nutróloga Liliane Oppermann, a mãe deve ingerir um cardápio variado com todos os tipos de nutrientes que ela e o bebê precisam. “O ideal é se alimentar de maneira saudável e sem excessos, para suprir as necessidades da gestante e do neném. É importante consumir cereais, frutas, carnes, laticínios e produtos integrais. Lembrando que todos devem ser ingeridos na quantidade correta”, explica a especialista.

A nutricionista Juliana Menegazzi recomenda: “As futuras mamães devem tentar sempre manter uma alimentação equilibrada, com alimentos frescos sempre que possível, evitar produtos industrializados e ricos em gorduras (deixam a digestão mais lenta), preferir alimentos integrais, ingerir bastante líquido e alimentar-se a cada 3h evitando o jejum prolongado”.

[B]Alimentos indicados[/B]

Como já dissemos, a alimentação pode ser um poderoso remédio para amenizar o mal-estar e os desconfortos comuns durante a gravidez e, pensando nas mamães que podem estar sofrendo com algum desses sintomas nesse momento, selecionamos alguns alimentos ideais para ajudá-las. As indicações foram feitas pela nutróloga Liliane Oppermann, confira!

Para os enjoos: espinafre, rúcula, frutas cítricas e grãos são ricos em ácido fólico, nutriente que é fundamental para as gestantes. Esses alimentos estimulam a formação dos ácidos digestivos que favorece o esvaziamento gástrico e auxilia na diminuição dos enjoos.

Para as câimbras: as câimbras que ocorrem em algumas gestantes acontecem por causa da falta de cálcio e potássio no organismo. Para amenizá-las, beba bastante água e consuma banana que é uma excelente fonte de potássio e vitamina B6.

Para o inchaço: o inchaço na gravidez ocorre devido à retenção de líquidos que comprimi os vasos localizados na região pélvica, prejudicando o retorno do sangue que está nas pernas. Para evitar esse problema a gestante deve reduzir o consumo de sal e evitar alimentos com alto teor de sódio e gordura.

Para ânsia e vômito: o abacaxi é uma fruta rica em vitamina C, considerado um nutriente importante para o fortalecimento do sistema imunológico e da placenta. O seu consumo ajuda a reduzir ânsia e os vômitos durante a gravidez.

Para a prisão de ventre: o crescimento do útero é um dos fatores que acarretam a prisão de ventre. O segredo para amenizar esse problema é ingerir bastante líquido e consumir mamão, ameixa e alimentos ricos em fibras. Para potencializar o efeito, polvilhe farelo de aveia ou farinha de linhaça sobre a comida.

Corpo a Corpo

Comentários

Tags : , , , ,

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627