Confira o gabarito oficial do Enem 2016 segunda aplicação

Publicado em quarta-feira, dezembro 7, 2016 ·

enemJá estão disponíveis para consulta os gabaritos oficiais e os cadernos de questões da segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, realizada nesse fim de semana, 3 e 4 de dezembro. Ambos podem ser acessados pela Página do Participante (enem.inep.gov.br) e também pelo aplicativo Enem 2016. Os cadernos de questões também estão disponíveis para download, dando acesso a todos os itens do exame. Os gabaritos estão separados pelas quatro cores dos cadernos de questões.

 

 

Na Paraíba, 1.249 alunos faltaram às provas, o que representa (31%) do total de 3.979 estudantes que deveriam ter comparecido. As provas foram realizadas em cinco municípios, Cabedelo, Areia, Bananeiras, Sumé e Esperança. Nesse último, apenas um aluno fez o Exame.

Na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a questão sobre efeito estufa, que tem número diferente dependendo da cor do caderno de questões – Caderno Branco (Questão 58), Caderno Amarelo (Questão 52), Caderno Azul (Questão 60), Caderno Rosa (Questão 88) – foi anulada.

Na questão da prova regular são disponibilizados quatro gráficos representando cinco gases responsáveis pelo fenômeno de efeito estufa e suas respectivas concentrações na atmosfera entre os anos de 1978 e 2010. A questão demanda que o participante indique qual dos gases tem maior aumento percentual de concentração na atmosfera nas últimas duas décadas. Embora não haja incorreções nos dados, as escalas apresentadas nos gráficos podem ter dificultado a visualização dos pontos relativos à concentração de gases e assim, a partir de um cálculo mais sofisticado, permitido uma segunda interpretação por alguns participantes. Por esse motivo o Inep optou por anular a questão e, portanto, não considerá-la no cálculo das proficiências. Como a prova do Enem é baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI), a anulação não tem impacto no resultado final.

Na prova ledor, aplicada para deficientes visuais, as questões com imagens são adaptadas, e não há possibilidade de uma segunda interpretação, por esta razão não foi anulada.

 

Correio da Paraiba com assessoria

 

 

Acompanhe mais notícias do FN nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram

Entre em contato com a redação do FN:  WhatsApp (83) 99907-8550. 

E-mail: jornalismo@focandoanoticia.com.br

 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627