Confira 10 atividades que diminuem o estresse

Publicado em quinta-feira, novembro 28, 2013 ·

Foto: Getty Images
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Não é à toa que, em certos dias, as pessoas dizem que acordaram com o pé esquerdo. O estresse da rotina pode, muitas vezes, atrapalhar o humor e o bem-estar do corpo e da mente.

Por isso, é muito importante realizar atividades que sejam gratificantes e tragam sensação de relaxamento. Em seu twitter, o psicoterapeuta Flávio Gikovate aponta que manter a mente ocupada é a melhor maneira de afastar a sensação de negatividade e cansaço trazida pelo estresse.

1) Cozinhar. Para alguns, essa tarefa pode ser um trabalho a mais no dia a dia. Mas, para outros, preparar uma comida é como um hobby. Cortar os alimentos, lavá-los, montar um prato e cronometrar o cozimento servem de terapia ao distrair a mente e eliminar as preocupações.

2) Meditar. Organizar os pensamentos e aliviar-se das energias negativas também auxilia a eliminar o estresse.

3) Fazer sexo. A atividade sexual faz com que o corpo libere substâncias responsáveis por trazer a sensação de bem-estar contínuo.

4) Dançar. Aprender uma coreografia e aplicar os passos exige muita concentração. Dessa forma, não resta “espaço” para refletir sobre as preocupações diárias.

5) Ler. Dar uma olhada em uma revista, finalizar aquele livro pendente ou ler alguns artigos na internet são outra formas de desviar a atenção para algo específico, afastando outro tipos de preocupação.

6) Assistir a um filme. As tramas são capazes de levar o ser humano para outras realidades. Filmes de ficção e suspense têm o poder de “hipnotizar” e levar a pessoa para dentro do mistério.

7) Ouvir música. Já dizia o velho ditado: “quem canta seus males espanta”. Cantarolar, cantar ou simplesmente se deixar levar pela letra e melodia são formas de aliviar a tensão e manifestar os sentimentos.

8) Exercitar-se. Colocar o corpo para de mexer, praticar caminhada ou fazer uma aula aeróbica direciona as energias do corpo para os músculos e libera hormônios de excitação, gerando uma sensação boa.

9) Estudar. Fazer uma série de exercícios e refletir sobre certo tema pode parecer algo difícil, mas o cérebro não encara dessa forma. Pensar e esforçar-se estímula a atividade cerebral e aumenta o poder de concentração.

10) Dormir. Uma boa noite de sono sempre faz bem. Ir para cama muito tarde e acordar muito cedo atrapalha o ciclo do sono e deixa as pessoas mais irritadas. Quem sofre de insônia fica menos tolerante aos problemas do dia a dia. Durma pelo menos seis horas por dia, sem interrupções.

Texto: Lívia Neves

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