Condenado no mensalão, Valdemar Costa renuncia ao mandato de deputado federal

Publicado em quinta-feira, dezembro 5, 2013 ·

valdemarO deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP) decidiu renunciar ao mandato nesta quinta-feira (5), segundo carta lida no plenário da Câmara pelo vice-lider do governo e ex-lider do partido Luciano Castro (RR). Condenado no processo do mensalão a 7 anos e 10 meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, ele teve o mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal nesta quinta e pode se entregar a qualquer momento à Polícia Federal.

“Inspirado pelo respeito que tenho pelos eleitores que me delegaram a representação que traz uma extensa folha de serviços prestados, renuncio ao meu mandato de deputado federal da República Federativa do Brasil”, diz a carta.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

Nesta quinta, mais cedo, o STF rejeitou os embargos infringentes apresentados pela defesa de Costa Neto e decretou o trânsito em julgado (fim do processo) para Costa Neto. Com isso, ele não tem mais possibilidade de recursos. De acordo com a assessoria de imprensa de Costa Neto, “ele vai se apresentar [à PF] assim que conhecer o mandado de prisão”.

Após a leitura da carta, o presidente da sessão, Amauri Teixeira (PT-BA), ordenou que a Secretaria da Casa tomasse as providências necessárias.

A renúncia de Valdemar segue decisão do ex-presidente do PT José Genoino, também condenado no mensalão, que deixou o cargo nesta terça (3), quando a maioria da Mesa Diretora já havia votado pela abertura de um processo de cassação.

Desde a primeira leva de prisões do mensalão, no último dia 15 de novembro, Costa Neto foi visto algumas vezes em Brasília, onde reside. No dia 19, na semana seguinte, apareceu no plenário da Câmara para registrar presença e, em rápida conversa com repórteres, disse que estava “tranquilo”. No dia 22, fez caminhada num clube às margens do lago Paranoá. Na ocasião, disse que já esperava ser preso naqueles dias.

G1

Comentários

Tags : , , , , ,

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627