Complicações do diabetes matam uma pessoa a cada 8 segundos

Publicado em quarta-feira, novembro 9, 2011 ·

diabetisUma pessoa morre a cada 8 segundos no mundo vítima de complicações ocasionadas pelo diabetes, uma doença crônica caracterizada pelo excesso de glicose no sangue. Quando não tratado adequadamente, o diabetes pode causar infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, além de outras complicações. Embora ainda não haja uma cura definitiva para o diabetes, há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o portador.

Para alertar a população sobre os problemas ocasionados pelo diabetes, todos os anos no mês de novembro é realizada uma campanha mundial, promovida pela International Diabetes Federation (IDF). No Brasil a mobilização tem a coordenação da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Diversas iniciativas estão programadas para todo o mês, em especial para o dia 14, Dia Mundial do Diabetes. Entre elas, a iluminação na cor azul de monumentos brasileiros, além da divulgação intensa em redes sociais e outros meios de comunicação.

Em João Pessoa, desde desta terça-feira (8) as fachadas da sede e do Hospital Unimed João Pessoa estão iluminadas de azul. A cor foi escolhida para a campanha por fazer referência ao símbolo da Organização das Nações Unidas (ONU), que reconheceu, em 2006, o diabetes como uma doença que ameaça a saúde mundial. A iluminação será mantida até a próxima segunda-feira (14), Dia Mundial do Diabetes. Este já é o sexto ano em que a Unimed João Pessoa participa da mobilização.

Mas a participação da Cooperativa na campanha não se resume à iluminação especial. Na segunda-feira, uma equipe de profissionais da Unimed JP realizará, na recepção principal da sede, teste de glicemia capilar nas pessoas que passarem pelo local. A ação será das 8h30 às 11h e das 13h às 16h30. O teste de glicemia identifica alterações nos níveis de glicose do sangue. Também será distribuído material informativo e profissionais da Cooperativa esclarecerão dúvidas das pessoas sobre a doença. A sede da Unimed JP funciona na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 420, na Torre.

ATENÇÃO ESPECIAL

A Unimed JP dedica uma atenção especial aos clientes portadores de diabetes. Desde 2004, a Cooperativa desenvolve o Programa de Educação Terapêutica em Diabetes, o UniDia. Exclusivo para clientes diabéticos, ele já beneficiou mais de 700 pessoas.

Além disso, a Cooperativa promove palestras educativas sobre o diabetes em empresas parceiras; aborda o tema nos encontros sobre saúde, que são eventos em que especialistas fazem esclarecimentos para clientes e não clientes; e participa de vários eventos internos ou externos com a disponibilização de serviços como teste de glicemia e distribuição de material educativo. Tudo isso para garantir mais qualidade de vida para toda a população, particularmente os clientes.

Núcleo de Assessoria de Imprensa

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627