Tomar duas ou mais latas de refrigerante com açúcar por semana aumenta
em 87% o risco de câncer no pâncreas, sugere estudo feito com mais 60
mil pessoas, em Cingapura, publicado na revista "Cancer Epidemiology,
Biomarkers & Prevention".
Os pesquisadores acompanharam o grupo durante 14 anos. Nesse período,
140 voluntários desenvolveram câncer no pâncreas. O estudo não aponta,
entretanto, a relação causal exata entre o consumo da bebida e o
aparecimento do câncer.
De acordo com Mark Pereira, coordenador do estudo da Universidade de
Minnesota, uma das hipóteses é que a quantidade de açúcar dessas
bebidas aumente os níveis de insulina no sangue e poderia contribuir
para o crescimento das células cancerosas no pâncreas.
Segundo o cirurgião oncológico Felipe José Coimbra, do Hospital
A.C.Camargo, as causas mais conhecidas de câncer no pâncreas são o
histórico familiar da doença, casos de pancreatite hereditária,
tabagismo e diabetes. A obesidade parece ter influência, mas ainda não
há nada comprovado.
"Por enquanto, não há nenhum alimento que comprovadamente cause câncer
no pâncreas. O estudo poderá servir de orientação especialmente para
pessoas em grupos de risco", diz.
Coimbra pondera, porém, que o estudo não é conclusivo e não dá para
fazer especulações sobre qual o mecanismo de ação. "Não sabemos se a
doença surgiu por causa do açúcar das bebidas, por causa de algum
corante ou conservante específico. Mas é um primeiro passo."
O câncer de pâncreas é considerado um dos mais agressivos do sistema
digestivo. O diagnóstico geralmente é tardio e a taxa de sobrevida de
cinco anos para os pacientes é de 5%.