Tamanho da Fonte:
A+ a-


Vice-presidente da Venezuela renuncia e alega 'motivos pessoais'


Foto: Edwin Montilva / Reuters 
Edwin Montilva / Reuters

O vice-presidente e ministro da Defesa da Venezuela, Ramón Carrizalez, que renunciou ao cargo, em foto de 2008 (Foto: Edwin Montilva / Reuters)

O vice-presidente e ministro da Defesa da Venezuela, Ramón Carrizalez, apresentou sua renúncia ao presidente Hugo Chávez nesta segunda-feira (25) por "motivos pessoais", informaram seus assessores em nota divulgada à imprensa.


De acordo com a nota, a decisão foi tomada diante da "onda de rumores" nos últimos dias e por razões "estritamente pessoais".


"A saída não se produz por nenhuma discrepância com decisões do governo e qualquer versão diferente do que foi argumentado para renunciar é falsa e tendenciosa", acrescenta a nota.


Carrizalez, militar aposentado considerado um dos homens fortes do governo do presidente Hugo Chávez, havia ocupado anteriormente o cargo de ministro da Habitação e assumiu a vice-presidência depois que o presidente renovou seu gabinete em 2008 após sua primeira derrota eleitoral.

Além de Carrizalez, apresentou renúncia também a sua esposa e ministra do Meio Ambiente, Yuvirí Ortega. De acordo com o texto do comunicado, ambos estão redigindo suas cartas de entrega de seus cargos e estão à espera de "novas nomeações", de acordo com o texto.
 
Manifestações

Nesta segunda, a polícia reprimiu com gás lacrimogêneo uma manifestação de estudantes de várias universidades do país que protestavam em Caracas contra o fechamento do canal opositor Radio Caracas Televisión Internacional (RCTVI), na madrugada do domingo.

 

Foto: Juan Barreto / AFP
Estudantes venezuelanos protestam nesta segunda (25) pela suspensão do sinal da RCTV pelo presidente Hugo Chávez (Foto: Juan Barreto / AFP)

Os estudantes se concentraram desde cedo em vários pontos da capital para realizar uma marcha até o Ministério de Obras Públicas, onde entregaram um documento contra o fechamento da TV.

Especulação

Há rumores desde sábado sobre a saída de Carrizalez do governo em razão de supostas diferenças com o presidente da Venezuela.


Segundo o site do "El Universal", o general Carlos Mata Figueroa, que vinha ocupando a função de chefe do Comando Estratégico Operacional, assumirá interinamente a pasta da Defesa.



Do G1, com agências internacionais

Com informações da Reuters e da AFP




Focando a Notícia







Copyright
© Focando a Notícia
Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução parcial ou total deste site sem prévia autorização.








Terça-feira 26/01/2010

Mundo






Seus direitos Consituição Federal Estatuto do Idoso Estatuto da Criança Estatuto do Torcedor Cód. do ConsumidorCód. de Trânsito Cód. Processo Civil Cód. Processo Penal Cód. Penal Militar Previdência Social Lei Maria da Penha
Entretenimento Piadas ChargesCulináriaHoróscopo
Focando a NotíciaExpediente Fale conoscoAnuncie aqui