Entretenimento

Como usar tapete para renovar a decoração da sua casa

Publicado em terça-feira, Fevereiro 9, 2021 ·

O tapete é uma peça importante na decoração da casa, pois além de valorizar a estética do ambiente, esse elemento também adiciona um toque de aconchego ao cômodo.

E o tapete não precisa ser utilizado apenas na sala de estar, existem opções para todos os ambientes da casa, inclusive para áreas externas. O segredo é encontrar um modelo que combine com o ambiente e saber como posicioná-lo corretamente.

Link: https://unsplash.com/photos/GZ5cKOgeIB0
Fonte: Sven Brandsma/ Unsplash.com

Para a sala de estar, você deve posicionar o tapete próximo ao sofá. O tapete pode ser mais largo, cobrindo toda a área dos móveis, ou mais estreito, colocado embaixo ou em frente ao sofá, adentrando 20cm debaixo do sofá.

Para a sala de jantar, o tapete deve cobrir completamente a área da mesa e das cadeiras, sendo que deve ser possível movimentar as cadeiras sem ultrapassar os limites do tapete. O ideal é que sobre entre 70cm a 1m da área ocupada pela mesa e cadeiras.

Caso queira colocar um tapete na área da cozinha, recomenda-se escolher um modelo com bastante aderência ao piso, para evitar possíveis acidentes, e colocá-lo próximo à área do fogão. O tapete deve ser impermeável e antiaderente.

Para o quarto, sugerimos colocar o tapete paralelo à parede, se a cama estiver encostada na parede. O ideal é que o tapete seja grande o suficiente para que sobre 50 cm nas laterais da cama e 60 cm na frente.

Outra opção é colocar dois tapetes estreitos nas laterais da cama de casal, que devem medir entre 50cm e 1m cada. Caso existam duas camas no cômodo, você deve colocar o tapete entre os móveis.

Para o corredor, você deve centralizar o tapete de modo que sobrem dez centímetros entre cada lateral do tapete.

Para valorizar o ambiente, brinque com cores e texturas, aposte em nuances escuras para adicionar dramaticidade ao ambiente e contrastar com as cores claras das paredes ou escolha peças claras para contrastar com ambientes com paredes em cores escuras.

Além disso, você deve aprender a utilizar o tapete de modo que favoreça a decoração do ambiente. Segundo Marcela Campos, especialista em decoração do site Mago de Casa, o tapete pode ser usado para delimitar espaços em cômodos grandes ou unificar ambientes.

Além disso, o tapete pode ser usado como o principal elemento decorativo do cômodo, uma dica nesse sentido é escolher um modelo que ofereça pelo menos uma nuance similar a tonalidade da tinta utilizada nas paredes.

Caso as paredes sejam pintadas com uma ou mais tonalidades intensas ou o ambiente possua vários elementos decorativos, sugerimos que você escolha um tapete um pouco mais discreto para não sobrecarregar o cômodo.

Gostou das dicas de decoração? Então aproveite que você aprendeu como utilizar o tapete corretamente para renovar a decoração da sua casa.

 

 

 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627