mundo animal

Como o pelo dos cães protege do frio e do calor

Publicado em terça-feira, junho 25, 2019 ·

Os pelos dos cachorros podem ser longos, curtinhos, lisos ou encaracolados. Também podem ter as mais diferentes tonalidades, mas não são mero detalhe estético. Essa é uma camada muito importante que protege tanto do frio quanto do calor.

Na época do inverno, é claro que o cachorro peludo parece estar mais protegido das baixas temperaturas. Mas saiba que os cães de pelo mais curto, como o pinscher, o bulldog e o pitbull também estão preparados para enfrentar o clima mais frio.

É tutor de um cãozinho e quer entender um pouco mais sobre como o pelo ajuda a proteger os cães do frio e do calor? Temos algumas informações para você.

Como é a transpiração dos cães

Lembra-se das aulas de biologia do tempo de colégio? Os professores sempre explicavam que o suor humano é uma forma do corpo liberar energia, certo? Então, para que a temperatura interna do corpo não suba muito, para que continuemos fresquinhos, nosso organismo produz o suor.

Só que os animais mamíferos, como os cães e os gatos, não conseguem suar através dos poros da pele. Os cães, por exemplo, transpiram pela boca e pelo coxim, uma região da pata.

É por isso que dizem que quando o bichinho está muito ofegante e com a língua para fora ele precisa urgentemente de água, que ajuda a refrescar e a regular a temperatura.

Importância de manter água à disposição

Por causa desse jeito de transpirar e, consequentemente, de equilibrar a temperatura do corpo, é imprescindível que os tutores mantenham água disponível o tempo todo para os cães.

Recomenda-se que ela esteja sempre fresquinha e que seja trocada, pelo menos, duas vezes por dia.

O pelo é isolante térmico

Se você tem algum amigo ou algum conhecido que seja careca, certamente, já o viu reclamando de como as temperaturas mais baixas são piores para eles. É que sem os cabelos, a pessoa fica mais suscetível aos ventos mais frios e, portanto, sofre mais com o inverno.

No entanto, eles também podem reclamar bastante de como no verão a incidência do sol é forte, o que faz com que sintam mais calor do que os outros. Ou seja, a ausência dos cabelos, que são isolantes térmicos, os deixa mais vulneráveis tanto no frio quanto no verão.

A grosso modo, podemos entender que os cabelos humanos funcionam de forma similar aos pelos dos cães. E, neste sentido, as raças que têm pelos mais curtos, como o pinscher, o bulldog e mesmo o pitbull acabam sofrendo mais e não é só no inverno não, no verão também.

Mas não se engane, mesmo os cães de pelo curto estão preparados para enfrentar as oscilações térmicas. Alguns veterinários recomendam, no entanto, um cuidado especial com os cães de pelagem mais escassa.

Como proteger os cães de pelo curto do frio

Se você é tutor de um cãozinho de pelo curto, saiba que é necessário oferecer um ambiente confortável para ele não sentir tanto as quedas de temperatura. Se você costuma deixá-lo fora da casa, é recomendável colocá-lo para dentro.

Cobertores

Uma das soluções mais eficientes é acolchoar a caminha do seu cãozinho com alguns cobertores. Pode ser uma manta velha que você não usa mais, ou mesmo aquelas cobertas feitas exclusivamente para eles.

Como eles podem se mexer durante a noite ou mesmo levantar para beber água, é legal cobri-los também com um lençol ou algo do gênero.

Roupinhas

Outra solução muito prática são as roupinhas. É claro que há alguns cães que não se adaptam à vestimenta e até ficam mais irritadiços quando os tutores tentam por roupinhas. Se for o caso do seu bichinho, prefira aquecê-los apenas com as mantas.

Mas se o seu bichinho for mais tranquilo, coloque sim uma roupinha de flanela ou um moletonzinho. Essa solução é legal porque permite que eles se movimentem com liberdade, sem que o tutor tenha que espalhar diversas cobertas pela casa.

Camas térmicas

Não é nenhuma novidade que o mercado pet tem diversificado a oferta de produtos. Uma das últimas inovações é a cama térmica, que permite que o tutor controle a temperatura do local onde o cão dorme.

Essa caminha pode servir de tapete para outra cama (a que ele realmente dorme) ou o animalzinho pode dormir diretamente nela.

Mesmo que o pelo seja importante isolante térmico, tanto no frio quanto no inverno, não deixe de protegê-lo contra as baixas temperaturas.

 

Conteúdo Gear Seo

 

 

Comentários

Tags : , , ,

REDES SOCIAIS














INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627